29 de setembro de 2022

Jundiaí /SP

Bispos renovam a fé e a unidade no serviço à Igreja e ao Evangelho

O segundo dia da Visita Ad Limina Apostolorum teve início com celebração na Basílica São João de Latrão. Encontros em quatro dicastérios e reunião no Colégio Pio Brasileiro integram a
agenda do episcopado paulista nesta terça-feira, 20 de setembro.

 

Na Catedral do Papa

Hoje, dia 20, os bispos das sub-regiões Aparecida, São Paulo e Sorocaba iniciaram o segundo dia da Visita Ad Limina Apostolorum com Missa na Basílica São João de Latrão. A celebração, realizada na Igreja que é a Catedral da Diocese de Roma, foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Renovamos a nossa profissão de fé e também a unidade com o Papa no serviço à Igreja e ao Evangelho”, destacou Dom Odilo ao explicar à equipe ampliada de comunicação do Regional Sul 1 que a Cátedra do Papa representa o ensino da verdadeira fé. Como São Pedro recebeu de Jesus o encargo de confirmar seus irmãos na comunhão, “nós bispos, em nossas dioceses, temos a missão de ensinar a fé e, aqui, manifestamos a colegialidade e a corresponsabilidade”, finalizou o Cardeal Scherer.

Após a celebração, o episcopado esteve no Dicastério para os Bispos, cujo relator foi Dom Odilo. Ainda pela manhã, a programação prevê a visita ao Dicastério para a Doutrina da Fé, com a relatoria de Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo Diocesano de Santo André e presidente da Comissão Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que leva o mesmo nome do departamento romano. O Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica também acolherá os bispos com a relatoria do Bispo auxiliar de São Paulo, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ.

No período da tarde, Dom Wilson Luis Angotti Filho, Bispo Diocesano de Taubaté, será o relator do encontro no Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramento. O itinerário para a noite inclui a oração das Vésperas no Pontifício Colégio Pio Brasileiro (PCPB), espaço destinado à formação de presbíteros do Brasil que estudam em Roma, e reunião com a diretoria da comunidade presbiteral.

Fraternidade

O jantar de ontem, dia 19, contou com um momento de fraternidade no Instituto de Direito Pontifício L´Opera della Chiesa, cujo carisma é a oração e o apoio à missão episcopal. Durante a Visita Ad Limina, a obra L´Opera della Chiesa auxilia o episcopado nos traslados dos encontros.

Fotos: Pe. Michel dos Santos / Regional Sul 1

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima