16 de outubro de 2021

Jundiaí /SP

A quase-Paróquia Santa Cruz em Salto já é realidade

Neste Primeiro Domingo da Quaresma, 21 de fevereiro, o Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, instalou a quase-Paróquia Santa Cruz, no bairro que leva o mesmo nome, na cidade de Salto, e apresentou o 1º Administrador Paroquial, Padre Elias Pavan, tornando realidade um sonho de grade número de fiéis diocesanos, especialmente da cidade de Salto.

Desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, a quase-Paróquia Santa Cruz está localizada na Avenida Anita Garibaldi, 381, Jardim Santa Cruz, em Salto. Composta pelas comunidades Santa Cruz (matriz), Santa Efigênia, Santa Terezinha e São João Paulo II e Comunidade São José, a festa de seu Titular será celebrada anualmente, no dia 14 de setembro.

A Santa Missa de instalação foi presidida por Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano, e concelebrada pelos Padres Luíz Marin, Agnaldo Tavares Ribeiro, Joaquim Gonçalves Cruz, João Renan Paísca Bersan,  Márcio Felipe de Souza Alves, Lúcio Carlos Savieto e Lupércio Batista Martins.

Marcando o momento histórico na vida da comunidade local, Dom Vicente afirmou que a criação da nova Paróquia é desejo do povo de Salto há muito tempo e diante de uma assembleia atenta e emocionada, convidou o administrador paroquial e o povo fiel a viverem um tempo recolhimento e de penitência, assim como Jesus fez nos 40 dias no deserto, a anunciarem a Palavra de Deus, “pois assim como Jesus, após vencer as tentações e o maligno, anunciou que o Reino Chegou!, Convertei-vos e credes no Evangelho”.

Ao Padre Elias, recordando o Papa Francisco,  Dom Vicente disse ainda: o discípulo de Jesus é um homem descentralizado, porque no centro de sua vida não está ele, mas Cristo, ele vai ao encontro dos irmãos onde eles estiverem, nas periferias junto aos pobres, aos desempregados, aos enfermos. “Padre Elias, o reino de Deus é aqui!”.

Fiéis católicos de Salto, religiosas do Instituto das Filhas de São José (Salto) e da Comunidade Dominus Salus (Jundiaí), bem como autoridades civis, familiares e amigos acompanharam a celebração presentes na Igreja matriz, seguindo os protocolos sanitários por conta da pandemia do coronavírus. Outro grupo acompanhou por meio de um telão, na Quadra do Centro de Educação Municipal Professora Maria de Lourdes Guarda, que fica em frente a Igreja.  De diversas localidades da Diocese, fiéis também acompanharam a missa pelas redes sociais da Comunidade Santa Cruz e da Diocese de Jundiaí.

Confira, na próxima edição da Revista O VERBO, matéria completa sobre a Instalação da quase-Paróquia Santa Cruz.

Fotos: Pascom da Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Rolar para cima