15 de agosto de 2022

Jundiaí /SP

A Igreja no Brasil celebra o Mês Vocacional

A fim de celebrar melhor os Mistérios da nossa fé, que devem refletir na Ação Evangelizadora, a Igreja no Brasil apresenta, no decorrer do ano, alguns meses temáticos. É o caso de agosto: nele, celebramos e vivemos o mês vocacional e temos a oportunidade de refletir sobre todas as vocações.

 O objetivo não muda: viver a nossa vida à luz de Cristo Jesus. O que muda é a dinâmica com que é trabalhada essa dimensão vocacional. Para esse mês é propício a recordação da mensagem do Santo Padre para o dia do Bom Pastor. Nesse ano, o Papa Francisco destacou, segundo o Evangelho de Jo 10, 27-30, os três verbos que ligam às ovelhas ao Bom Pastor: ouvir, conhecer e seguir.

“Em primeiro lugar, as ovelhas ouvem a voz do pastor. A iniciativa vem sempre do Senhor; tudo tem início na sua graça: é Ele que nos chama à comunhão com Ele. Mas esta comunhão acontece se nos abrirmos à escuta. […] Ouvir Jesus torna-se assim a forma de descobrir que Ele nos conhece. Eis o segundo verbo, que diz respeito ao bom pastor: Ele conhece as suas ovelhas. Mas isto não significa apenas que sabe muitas coisas sobre nós: conhecer no sentido bíblico significa também amar. Significa que o Senhor, enquanto ‘nos lê dentro’, nos ama, não nos condena.

 Por fim, o terceiro verbo: as ovelhas que ouvem e se descobrem conhecidas seguem: ouvem, sentem-se conhecidas pelo Senhor e seguem o Senhor, que é o seu pastor. E quem segue Cristo, o que faz? Vai para onde Ele vai, na mesma estrada, na mesma direção” (Papa Francisco. Regina Caeli, 8 de maio de 2022).

Para fomentar esse dinamismo envolvente que estreita os laços entre Jesus e os seus, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe para a reflexão do mês vocacional de 2022 o tema “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e o lema “Eu vi o Senhor” (Jo 20,18). Por isso, a Comissão para o Serviço de Animação Vocação e a Pastoral Vocacional incentiva toda a diocese para que, em cada Missa, Celebração da Palavra, encontro e reunião possa rezar a oração proposta para esse mês, a fim de suplicar ao Senhor da Messe que envie seus operários e fortaleça os que já se colocam à disposição.

Que a Virgem Santíssima, Discípula fiel do Senhor, dê a todos um coração capaz de ouvir, conhecer e seguir o Senhor para que, vendo-O em cada detalhe de sua vida, irradiem um bom e agradável testemunho em casa, no trabalho, na escola, comunidade e em qualquer lugar que se encontrem.

            Deus abençoe e vamos #juntospelasvocações!

Pe. Lupércio Batista Martins
Pe. Rodolfo de Brito Cavallaro
Serviço de Animação Vocacional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima