16 de janeiro de 2022

Jundiaí /SP

A Assembleia é uma graça de Deus ( Dom Vicente Costa)

Atividades da 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral
Encerramento – Domingo, 28 de novembro

“Que riqueza! Nossa Assembleia é uma grande graça de Deus!”, foram com essas palavras que Dom Vicente resumiu a sua alegria com a realização da 8ª Assembleia de Pastoral da Diocese de Jundiaí. “Como os testemunhos partilhados aqui,  as experiências de cada um tocam nosso coração, nos enriquecem”, completou Dom Vicente.

A manhã deste domingo foi dedicada para a reflexão, escuta e partilha de projetos comuns a todos os quatro pilares, a saber: A presença e atuação dos Jovens na vida da nossa Igreja e o serviço da Pastoral da Comunicação. A Assembleia, por unanimidade, também ressaltou a necessidade de reafirmar o compromisso da Igreja com a família conforme sonhada por Deus.

Na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, a Diocese de Jundiaí deseja realizar todas as propostas e considerações feitas durante esses dias de Assembleia e viver em estado permanente de missão.

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 (Documento 109 da CNBB), que iluminam e fundamentam a ação pastoral de nossa Igreja Particular de Jundiaí, refletem a realidade da evangelização no Brasil neste momento atual, identificando no meio urbano, apesar de seus desafios e angústias, a presença do Senhor, Ressuscitado e Vitorioso.

Essas Diretrizes se constroem à imagem da “Casa”. E assim como a Casa, a evangelização, no Brasil atual, precisa ser sustentada por quatro pilares.

Por isso, em nossa Diocese, em sintonia com a CNBB, não falamos mais em ‘urgências’, embora as reconheçamos, mas em pilares. São eles: Pilar da Palavra: iniciação à vida cristã e animação bíblica da vida e da pastoral; Pilar do Pão: liturgia e espiritualidade; Pilar da Caridade: serviço à vida plena; Pilar da Ação Missionária: estado permanente de missão.

As Diretrizes partem de uma perspectiva de encontro com Deus e com os irmãos, numa dinâmica de acolhida, de portas abertas, de ir ao encontro, de espera e acolhida ativa para formar as comunidades.

Projetos Comuns

Evangelização dos Jovens e Adolescentes:

Garantia da realização do trabalho nos 4 pilares – privilegia atividades pastorais entre paróquias da Região Pastoral.

Pastoral da Comunicação (PASCOM)

Privilegiar e acompanhar de perto os trabalhos e os vários canais de comunicação da Pastoral Diocesana da Comunicação (PASCOM), com a possibilidade de elaborar um Guia Diocesano para aprimorar a sua atuação;

Incentivar, implantar e fortalecer a PASCOM em todas as Paróquias como caminho de comunhão e de comunicação em toda a Diocese.

8ª Assembleia

Para a realização do evento, a comissão diocesana contou com o suporte das equipes formada pelos seminaristas diocesanos dos três núcleos, equipe de transmissão da Paróquia Nova Jerusalém e Setor de Comunicação da Diocese de Jundiaí .

Enfim, a 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral serviu como provocação para que nossa Igreja particular seja uma Igreja SINODAL, uma Igreja em saída e em caminho. Que cada cristão católico saiba priorizar e infundir a Centralidade da Palavra de Deus em sua vida diária, e que todos os cristãos católicos assumam verdadeiramente o compromisso de discípulos-missionários de Jesus.

 

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Rolar para cima