/
Jubileu dos Comunicadores celebra legado de Dom Amaury e lança ‘Manual do Pasconeiro’

Jubileu dos Comunicadores celebra legado de Dom Amaury e lança ‘Manual do Pasconeiro’

Mais de 90 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) participaram, na tarde do último domingo (1º), de um encontro especial no Salão Paroquial da Catedral Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí, em comemoração ao 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais. A celebração seguiu o lema diocesano “Do coração à missão: comunicar com mansidão”, em sintonia com o tema proposto pelo Papa Francisco: “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações” (cf. 1Pd 3,15-16).

O evento contou com a participação da Irmã Viviane Moura, religiosa paulina e vice-Coordenadora da Pascom da Arquidiocese de São Paulo, que conduziu a palestra “A Esperança que Comunica”. Durante sua exposição, a religiosa promoveu momentos de leitura, reflexão, partilha e dinâmica, provocando os participantes com a pergunta central: “Quem você trouxe?” E ainda: “Que esperança você deseja deixar nas redes sociais como comunicador cristão?”

Também participou do encontro o professor de teatro Renato Bispo, da cidade de Salto, que realizou uma atividade prática sobre postura e comunicação em vídeo, abordando técnicas simples para uma presença mais eficaz diante das câmeras.

Ao final da tarde, o Bispo Diocesano Dom Arnaldo Carvalheiro Neto lançou oficialmente o Manual do Pasconeiro da Diocese de Jundiaí, instrumento que servirá como orientação para os trabalhos dos agentes da Pascom em todas as regiões pastorais da Diocese.

Para o Padre Bruno Bussolini, Assessor Diocesano da Pascom, a entrega do manual marca uma nova etapa na organização e fortalecimento da pastoral. “Esse manual é fruto de muito diálogo, escuta e oração. Ele vem como um guia acessível e objetivo, para que os agentes tenham mais segurança no que fazem e se sintam amparados no exercício da missão. É um passo importante para unificar, qualificar e inspirar nossas ações de comunicação em toda a Diocese.”

 

Clique aqui e baixe agora mesmo a primeira edição do Manual do Pasconeiro

 

O encontro foi encerrado com a Santa Missa, presidida por Dom Arnaldo e concelebrada pelos Padres Adriano Luiz Zucculin, Cura da Catedral, e Bruno Bussolini. Em sua homilia, o bispo destacou que a missão do comunicador cristão é, acima de tudo, testemunhar a esperança que nasce da fé. “Jesus abriu o caminho para que todos nós possamos chegar ao Céu. Ninguém chega sozinho — caminhamos juntos, com todos os santos e santas de Deus”, afirmou.

Dom Arnaldo também ressaltou a importância da mansidão e do respeito na comunicação, inclusive diante daqueles que pensam diferente. “Nossa esperança tem um rosto: o de Jesus ressuscitado. Temos os olhos voltados para o Céu, mas os pés firmes na terra. Que sejamos comunicadores da paz e da boa notícia”, exortou.

Encerrando a celebração, o bispo lembrou que, neste Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Missa também foi celebrada em sufrágio pela alma de Dom Amaury Castanho, que foi bispo de Jundiaí e jornalista de formação. Destacou seu legado na comunicação e o empenho em fortalecer a presença da Igreja nos meios de comunicação, valorizando a missão dos comunicadores. Por fim, expressou sua gratidão aos coordenadores e agentes da Pascom na Diocese, que se dedicam a levar a verdade de Jesus a todos, através dos meios de comunicação, rumo ao destino definitivo que é o Céu.

A Coordenadora diocesana da Pascom, Isabela Silva, também destacou a intenção da equipe de coordenação, também composta pela vice-Coordenadora Márcia dos Santos, e pelos Padres Bruno Bussolini e Jorge Demarchi, de promover uma atuação pastoral cada vez mais fundamentada e integrada. “O que mais desejamos é que os agentes da Pascom possam crescer em conhecimento e consciência da missão que exercem. Por isso, nosso foco está nas quatro frentes que estruturam a pastoral: formação, espiritualidade, articulação e produção. Através delas, queremos oferecer apoio real, contínuo e concreto para todos os comunicadores da Diocese”.

 

Texto: Pascom – Diocese de Jundiaí
Fotos: Pascom – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Itu)

 

Manual do Pasconeiro

Compartilhar:

Outras noticias