15 de junho de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

6º Dia Mundial dos Pobres: Fraternidade, Solidariedade e Compromisso

Neste domingo, 13 de novembro, a Igreja no mundo celebrou o 6ª Dia Mundial dos Pobres, com o tema “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós”, tirado da 2ª Carta aos Coríntios, capítulo 8, versículo 9.

Na Diocese de Jundiaí, a Cáritas Diocesana coordenou uma série de ações celebrando com uma semana de atividades, iniciando no dia 7, com uma Roda de Conversa Virtual, que proporcionou a reflexão sobre a importância do trabalho social em rede. A live aconteceu em parceria com a Sociedade de São Vicente de Paulo e foi transmitida pela página oficial do facebook da Diocese de Jundiaí.

No sábado dia 12, a 20º edição da Feira da Solidariedade reuniu na Praça Governador Pedro de Toledo, (Praça da Catedral), no centro de Jundiaí, as entidades e Pastorais, que realizaram diversas apresentações artísticas e artesanais, exposição e venda de produtos artesanais, pães e bolos, livros.

Os visitantes da Feira também tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho das pastorais sociais e entidades beneficente, conversar com os voluntários, equipes, diretores, um momento especial de conhecer as Entidades da nossa Diocese que trabalham com crianças, adolescentes, jovens, idosos em situação de vulnerabilidade social.

Também no sábado, 12, e domingo, dia 13, agentes das Pastorais Sociais e voluntários das entidades parceiras da Cáritas de Jundiaí refletiram e desenvolveram ações colocando os mais necessitados no centro das discussões.

Confira, a seguir, algumas dessas ações:

Paroquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Novo Horizonte, em Jundiaí.

A comunidade paroquial testemunhou com alegria, amor, caridade e serviço aos mais necessitados. Junto a Conferência Vicentina e, em comunhão com a palavra de Deus, ofereceram no sábado, dia 12, almoço às famílias assistidas, que atualmente são cerca de 100.  Antes disso, o Pároco, Padre Lúcio Carlos Savietto, celebrou a Santa Missa.

 

Paróquia Jesus de Nazaré, em Cabreúva

Paroquia São Sebastião, em Itupeva

Os confrades e consorcias da Conferência Vicentina, agentes das Pastorais Sociais e demais fiéis praticaram como gesto concreto referente ao 6º Dia Mundial do Pobre a preparação de mais de 470 refeições, entregues às famílias assistidas.

Associação e Comunidade Casa de Nazaré – Jundiaí (Abrigo de crianças e adolescentes)

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Itu

A Pastoral da Caridade Paroquial realizou o Dia da Caridade em comunhão com o Dia Mundial do Pobre.
Incentivados pelo Pároco, Antônio Ferreira (Padre Ton), a responsabilidade de servir a refeição aos moradores de Rua, no Domingo, à noite, ficou a cargo do Setor Juventude paroquial, de modo muito especial pelo Grupo de Jovens COJAPA (Comunidade de Jovens Aparecida).

Segundo Rosangela Sebenelli, coordenadora regional do Setor Juventude da Região 7  e da COJAPA – os jovens responderam com muito carinho a esse serviço. Os trabalhos ocorreram na casa da coordenadora, pois as dependências da Paróquia estavam ocupadas com o 1° Encontro de Casais com Cristo. O envolvimento e carinho na preparação da refeição noturna levou jovens e seus familiares a experimentarem a grandeza da prática da caridade.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida conta com vários dois grupos de voluntários na assistência aos irmãos necessitados (Pastoral da Caridade e Vicentinos). Para os irmãos em situação de rua, regularmente são preparadas refeições às quintas-feiras sob a responsabilidade dos Voluntários do Bem e, aos Domingos, a Pastoral Pão da Vida. Para isso, um Rodízio é feito com as pastorais, movimentos e comunidades da Paróquia.

Vale ressaltar que o olhar da Paróquia para os mais necessitados é de muita atenção e carinho. A Pastoral da Caridade, Perseverança, Pastoral da Criança e Pastoral Pão da Vida foram implantadas na Paróquia no período da Pandemia, de lá até os dias atuais, seguem  cumprindo em sua missão de Evangelizar!

 

 Colaboração: Maria Rosangela Moretti , Reinaldo Oliveira Pascom da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Itu)

Rolar para cima
Rolar para cima