24 de fevereiro de 2024

60ª Assembleia Geral da CNBB: segundo dia

Na foto: Nosso Bispo Dom Arnaldo entre Dom Vicente e Dom José Luiz Bertanha, Bispo emérito de Registro (SP).

60ª Assembleia Geral da CNBB: Neste segundo dia, os bispos apreciam o Regimento interno da CNBB

O episcopado brasileiro aprecia no segundo dia da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quinta-feira, 20 de abril, durante a quarta sessão, as atualizações feitas no regimento interno da entidade. Trata-se de um processo que vem sendo realizado, por uma comissão específica, desde a aprovação do Novo Estatuto da CNBB, promulgado em 8 de dezembro de 2022, e que determina que o regimento seja “revisto, adequando-se às novas normas estatutárias, no prazo de um ano a partir de sua entrada em vigor”. Dessa forma, nesta manhã, os bispos vão apreciar e apontar acréscimos no texto em vista da aprovação da versão final do documento. Uma vez aprovado, na 60ª Assembleia Geral da CNBB, a presidência da entidade já promulga o novo regimento interno sem a necessidade de enviar o documento para validação da Santa Sé. Ainda hoje, a Comissão Episcopal de Liturgia e a de Doutrina da Fé terão momentos para apresentar suas atividades e suas contribuições para a Igreja no Brasil.

Celebração eucarística
Os bispos rezarão o terço no Altar Central do Santuário Nacional, às 18h; e às 18h30 participam das celebrações eucarísticas. Dessa vez a missa com vésperas será dedicada aos bispos de recente nomeação e será presidida por Dom Reginei José Modolo, Bispo auxiliar de Curitiba (PR).