24 de fevereiro de 2024

Jundiaí /SP

Visita da Cáritas ao Lar Nossa Senhora das Graças

A cada visita realizada nas organizações associadas à Cáritas Diocesana de Jundiaí, encontra-se uma história de muita luta, compromisso e missão.

O Lar Nossa Senhora das Graças é uma instituição localizada no bairro do Anhangabaú, em Jundiaí, que tem uma trajetória na cidade de mais de 65 anos. Fundada em 28 de outubro de 1956, é reconhecida como uma entidade beneficente de assistência social e atua para o acolhimento de pessoas idosas.

A instituição é mantida pela Associação União Beneficente das Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegem, em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, para atender 43 idosos, na proteção especial, como Instituição de longa permanência.

Atualmente, o Lar acolhe aproximadamente 85 idosos com idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos. Esses idosos podem ser independentes ou possuir diferentes graus de dependência. A instituição acolhe aqueles cujas possibilidades de autossustento e permanência no núcleo familiar foram esgotadas, e que vivenciaram situações de vulnerabilidade, negligência, violência, risco social e pessoal.

O Lar Nossa Senhora das Graças desempenha um papel fundamental no município de Jundiaí, sendo uma alternativa significativa como instituição de longa permanência de caráter social. Seu serviço é classificado como Serviço de Proteção Social Especial de alta complexidade, pois oferece assistência integral aos idosos. Além de suprir suas necessidades básicas, os acolhidos têm acesso a atividades físicas, culturais, educativas, lúdicas e de lazer. Também recebem atendimento multidisciplinar. A instituição conta com 76 colaboradores e 37 voluntários dedicados ao bem-estar dos idosos.

Na visita ao Lar, em 23 de maio, o Diretor Presidente da Cáritas Diocesana de Jundiaí, Padre Joaquim de Souza Filho, foi acolhido pela Irmã Ivone Maria Da Canal, coordenadora da instituição. Ela apresentou a importância da solidariedade e da colaboração da comunidade através de doações de alimentos, fraldas e produtos de higiene pessoal.

Além dos recursos da mantenedora e da parceria pública, o Lar realiza um bazar com roupas, calçados, móveis e artesanatos, bem como venda de pães e doces caseiros. Essas doações e compras contribuem diretamente para a manutenção dos serviços prestados pelo Lar Nossa Senhora das Graças e para o conforto e bem-estar dos idosos acolhidos.

Segundo a Irmã Ivone, a solidariedade e apoio de todos possibilitam a sustentabilidade da instituição para oferecer gratuitamente para as pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, um ambiente seguro, acolhedor e digno. “Junte-se a nós nessa causa e faça a diferença na vida daqueles que tanto necessitam. Sua contribuição é fundamental para promover o cuidado e a qualidade de vida dos idosos em nossa comunidade”, convida Irmã Ivone.

Para contribuir no trabalho do Lar Nossa Senhora das Graças pode entrar em contato com a organização pelo telefone: 11 4521-6339 – Fone/Fax: 11 4586-3255 ou levando diretamente na organização.

Texto e fotos: Maria Rosângela Moretti, coordenadora da Cáritas Diocesana de Jundiaí

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima