19 de maio de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Terceiro dia da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

Os bispos do Brasil, reunidos em Aparecida na 61ª Assembleia Geral, refletirão nesta sexta-feira, dia 12 de abril, sobre as realidades social e eclesial do país e vivenciarão o discernimento sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora a partir da “Conversa no Espírito”.

Às 7h, o encontro iniciou com a Missa de Abertura com Laudes no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Presidida pelo Arcebispo de Londrina (PR), Dom Geremias Steinmetz, a missa foi celebrada em memória dos bispos falecidos desde a última Assembleia Geral, em abril de 2023. Concelebram, o Arcebispo de Mariana (MG), Dom Airton José dos Santos, e o Bispo de Duque de Caxias (RJ), Dom Tarcísio Nascentes dos Santos.

Nesta manhã, os bispos vão refletir sobre a Análise de Conjuntura Social, a ser apresentada pelo Bispo de Carolina (MA), coordenador do grupo de Análise de Conjuntura da CNBB, composto por especialistas das pontifícias universidades católicas do Brasil.

Às 10h30, será dedicada à Análise de Conjuntura Eclesial, e será apresentada pelo Bispo de Petrópolis (RJ), Dom Joel Amado Portela, membro do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi. A última sessão da manhã encerra-se às 12h.

O destaque da quinta sessão da Assembleia, com previsão de início às 15h15, fica por conta do início da reflexão sobre o tema central: a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. O momento, a ser coordenado pelo Arcebispo de Santa Maria (RS) e coordenador do grupo que consolidou o texto mártir do tema central, Dom Leomar Antônio Brustolin, adotará o processo de discernimento compreendido como “Conversa no Espírito”.

O método foi utilizado na etapa Continental do Sínodo sobre a Sinodalidade e também pelos padres sinodais na primeira sessão da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que ocorreu de 4 a 29 de outubro de 2023 em Roma. Trata-se de um instrumento para animar o discernimento comunitário conduzido pela ação do Espírito Santo.

Os bispos serão distribuídos em 45 mesas sinodais, organizadas como pequenas comunidades, sendo aproximadamente 10 prelados em cada uma delas. Cada mesa terá a presença de um bispo facilitador que conduzirá a vivência da experiência da “Conversa no Espírito” entre os participantes e será secretariada pelos assessores das Comissões Episcopais da CNBB. Para aprofundar e aprovar o caminho de atualização das diretrizes, o método prevê três rodadas sempre precedidas por um momento de oração e silêncio.

 

Coletiva de Imprensa

A coletiva desta sexta-feira, 12 de abril, começa em instantes, às 10h, na sala de Coletivas de Imprensa no Centro de Evento Pe. Vítor Coelho de Almeida. Participam: Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão do Tema Central da Assembleia; e Dom Francisco Lima, Bispo de Carolina (MA), presidente da Comissão de Análise de Conjuntura da CNBB.

Rolar para cima
Rolar para cima