No dia 2 de novembro, a Igreja celebra a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, conhecida como Dia de Finados. É um momento de fé, esperança e oração, em que os cristãos recordam com carinho e gratidão aqueles que já partiram desta vida, confiando-os à misericórdia de Deus. Diferente da Solenidade de Todos os Santos, celebrada na véspera, esta data volta-se especialmente às almas que ainda aguardam a plena comunhão com o Senhor.
A celebração convida os fiéis a contemplar o mistério da morte à luz da ressurreição de Cristo, reafirmando a esperança na vida eterna. Ao visitar os cemitérios, participar da Santa Missa e rezar pelos falecidos, o cristão manifesta sua fé na comunhão dos santos e no amor que ultrapassa o tempo e a morte. Em Cristo, que venceu a morte, a separação se transforma em esperança, e a saudade se converte em oração.
ORAÇÃO:
“Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por (nome do falecido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua alma nada sofra, e Vos digneis ressuscitá-lo com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a Vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”
(Rezar Pai-Nosso e Ave-Maria.)
“Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz! Amém.”