O silêncio esperançoso
da Igreja.
O sábado Santo é o dia do silêncio profundo à espera da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. E é em Maria, a mãe de Jesus, aquela que, por sua fé, e quem mais espera a ressurreição, que nos inspiramos.
Liturgia da Luz
Reunidos em torno do fogo santo, na certeza de que a luz vence as trevas e, com Jesus, podemos vencer o pecado e a morte, nesta noite santa, em que nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e em oração.
Ouvindo a Palavra e celebrando seus mistérios, podemos ter a firme esperança de participar do seu triunfo sobre a morte e de sua vida em Deus.
O sepulcro está vazio!
Ele vive, Aleluia!
Liturgia da Palavra
Disse Dom Arnaldo na homilia que, “A Páscoa do Nosso Senhor Jesus Cristo é uma notícia sempre nova, que transforma em luz as nossas trevas e nos enche de esperança! Celebrar a Páscoa é acender em nós a chama da esperança!”
Nosso Bispo exortou a cada fiel a substituir o fatalismo pela Fé, que restaura a vida, que nos leva a uma disposição plena de esperança, que nos faz permitir que a vontade de Deus seja feita. “Voltemos para nossas casas com o coração renovado, ressuscitado.
Que sejamos todos anunciadores da paz do Senhor!
Sigamos todos à Galiléia!”
Liturgia do Batismo
Nesta celebração, quatro jovens receberam os sacramentos do Batismo e da 1ª Eucaristia, assumindo sua fé e confiança em Deus.
Após o batismo, todos, com velas acesas, renovaram as promessas do Batismo, renunciando ao pecado e afirmando nossa fé em Deus, sendo aspergidos com a água batismal.
“Uma Santa e Feliz Páscoa. Que a alegria desta noite possa nos acompanhar por todo o ano.
O Espírito Santo de Deus, que é lâmpada no caminho, permaneça sempre nesta alegria, na paz do Senhor.
Sigamos todos para a Galiléia!”, desejou Dom Arnaldo.
Ao sairmos renovados dessa Vigília Pascal, cheios do Espírito Santo, somos convidados a celebrar por 50 dias as alegrias da Páscoa. Aleluia, Aleluia.