19 de setembro de 2021

Jundiaí /SP

Semana Madre Maria Teodora Voiron em Itu

A Estância Turística de Itu é uma das cidades de maior envolvimento com o turismo religioso no Estado de São Paulo. A religiosidade da população mantém a tradição de venerar a Madre Maria Teodora Voiron que, desde 1989, tem o título de Venerável concedido pelo Papa João Paulo II.

O processo de beatificação da Venerável Madre Teodora desenvolvido pelo Vaticano necessita apenas de uma graça comprovada por médicos e pela Santa Igreja, para que ela seja beatificada.

Madre Teodora faleceu, em 17 de julho de 1925, com 90 anos. Seus restos mortais encontram-se sepultados no interior da Igreja do Patrocínio, visitados por milhares de pessoas. A Congregação das Irmãs de São José continua, em todo Brasil, realizando um trabalho social de extrema importância, principalmente na área da educação. Lembrando a chegada de Madre Maria Teodora ao Brasil no dia 24 de maio de 1859 a Prefeitura estabeleceu desde 1989 a “Semana Madre Maria Teodora” a ser comemorada anualmente de 18 a 24 de maio.

Madre Teodora dedicou sua vida à educação

Luísa Josefina Voiron era o nome de batismo da Madre Maria Teodora Voiron. Nasceu em Chambéry, França, em 6 de abril de 1835 e faleceu em Itu em 1925.

Em 13 de novembro de 1859, as Irmãs de São José, que vieram da França especialmente para dar vida ao Colégio do Patrocínio de Itu, fundado pela Madre Teodora, iniciaram as atividades com ensino de qualidade para meninas pobres da região.

Foi o primeiro colégio religioso dedicado à educação feminina do Estado de São Paulo e atendia também as filhas de escravas. Nessa época não havia internatos para a educação de meninas. Os trabalhos dedicados à pobreza foram pouco a pouco aprimorados tornando o Colégio do Patrocínio numa das escolas particulares com maior interesse das grandes famílias do Brasil.

Nele estudaram pensionistas (o colégio era um internato) de famílias abastadas e influentes, com ou sem interesse no prosseguimento da vida religiosa. A educação era primorosa e exigente.

Madre Maria Theodora Voiron, religiosa francesa, foi a Superiora do Colégio durante 40 anos e imprimiu às alunas uma educação de alta qualidade.

Semana Madre Teodora – 18 a 24 de maio de 2021

17 e 24 de a maio – Apresentação nos canais 24 e 524 Net I- Itu, às 18h30/ Facebook/ Youtube – Quadro Nossa História – Vida de Madre Teodora Voiron. Apresentação: Luiz Roberto de Francisco.

21 de maio Entrevista Lado a Lado– jornalista Mirna Bicalho – Canal 24ITV e youtube.com/ladoaladocommirna

Entrevista Irmã Luiza Rodrigues – Irmãs deSão José, fala sobre a biografia de Madre Teodora Voiron.

Entrevista Isolene B. Sena – diretora Centro Promocional Madre Teodora (CPMT), fala sobre a história e projetos do centro educacional.

23 de maio, às 8h45 – Missa de Encerramento da 31ª Semana à Venerável Madre Maria Teodora Voiron.

Presidente: Pe. Adriano Francisco da Silva.

Participação: Coral Vozes de Itu.

Local: Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, Praça Regente Feijó, 172 Centro, Itu (SP).

Devido a pandemia da Covid 19 serão permitidas 25% da capacidade total de pessoas na Igreja, seguindo as normas de segurança do Plano São Paulo para evitar aglomerações.

Aos que desejarem, será possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube.

 

Outras Informações sobre Madre Maria Teodora Voiron:

www.madreteodoravoiron.com

www.portal.sipeb.com.br/unidades/centros-de-educacao-complementar/centro-promocional-madre-teodora-itu/

facebook:  https://pt-br.facebook.com/www.cemteodora.com.br

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Rolar para cima