/
Semana da Família 2024 – “Família e Amizade”

Semana da Família 2024 – “Família e Amizade”

Família e Amizade foi o tema da Semana Nacional da Família 2024, celebrada entre os dias 11 e 17 de agosto de 2024, uma ocasião dedicada à reflexão, fortalecimento e renovação dos laços familiares à luz da fé cristã.

Tanto o tema como o lema escolhidos “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”, estão em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que convidou todos os fiéis a viver a fraternidade de maneira concreta e autêntica.

“Acreditamos que é na família que construímos os melhores amigos e também

onde aprendemos os valores básicos da vivência social. Desejo que todas as famílias possam fazer uma experiência profunda de amizade, especialmente com aqueles que estão mais próximos, para poder viver também uma profunda e intensa amizade com Deus”, declarou Dom Bruno Elizeu Versari, bispo eleito de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Vida e Família.

O tema “Família e Amizade” desperta para a importância de cultivar relações saudáveis e genuínas dentro e fora do ambiente familiar. A amizade, vista como uma forma de vida com sabor do Evangelho, é um convite a viver o mandamento do amor de maneira concreta, partilhando, apoiando e caminhando juntos na fé e na vida.

Por sua vez o lema “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho” nos lembra das palavras de Jesus: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15,13). A verdadeira amizade, conforme ensinada por Cristo, é caracterizada pelo amor abnegado, pela confiança mútua, pelo apoio nos momentos difíceis e pela alegria compartilhada nas conquistas.

Para Semana Nacional da Família 2024, os cristãos católicos brasileiros foram convidados a refletir sobre como é possível viver a amizade de acordo com os ensinamentos de Jesus.

Semana Diocesana da Família

Na Diocese de Jundiaí, as paróquias e comunidades ainda estão promovendo uma série de atividades envolvendo as famílias e incentivando a vivência do tema Família e Amizade. Amizade uma forma de vida com saber do Evangelho”.

A Pastoral familiar preparou e realizou a Semana Diocesana da Família aconteceu entre os dias 18 e 25 de agosto, A cada noite, padres diocesanos presidiram as celebrações enfatizando a importância da família e da amizade à luz do Evangelho.

Na missa de abertura, na Paróquia Santo Antônio, Anhangabaú, em Jundiaí, o Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, falou sobre a “Educação como um compromisso a ser vivido”.

A Semana Diocesana da Família 2024 sempre é uma oportunidade importante para se redescobrir o valor da família e da amizade na vida de cada pessoa. Ao viver o lema “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”, cada cristão é chamado a testemunhar o amor de Cristo, cultivando relações autênticas e duradouras que refletem a bondade e a misericórdia de Deus.

 Confira alguns registros da Semana da Família nas Paróquias Diocesanas

 Paróquia Santa Ana – Santana de Parnaíba

Em Santana de Parnaíba, na Paróquia Santa Ana, o pároco, padre Marcelo Augusto Santos Garcia, e o vigário paroquial, Pe. Raphael Pitthan Gomes Casaca se revezaram nas celebrações com as famílias, que participaram de momentos de adoração, Missa com bênção para os avós, Missa especial para os pais, Missa por Cura familiar, Missa pela saúde das famílias, Missa com bênção para as crianças e Missa com bênção para as mães.

Paróquia São Francisco de Assis e São Camilo de Léllis – Jundiaí

Na Semana da Família, o pároco, Pe. Andrzej Krzyzanowski, CR, diáconos permanentes José Domingos de Carvalho e Luiz Carlos dos Santos e comunidade paroquial uniram forças para celebrar e fortalecer o núcleo mais sagrado da  comunidade.  Ao longo dos dias, eles celebram a graça de Deus, que inspira cada lar a viver a fé com amor e unidade.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição -Vila Arens – Jundiaí

A comunidade paroquial celebrou o Terço das Famílias, marcando ao início da Semana Paroquial da Família. A Oração do terço foi  conduzida pelo  diácono Edison  Vittori e reuniu os fiéis para um momento de oração e pedidos de intercessão à Sagrada Família e ao Beato Francisco Jordan.

O pároco, Pe. Paulo José Floriani, SDS,  iniciou o terço com uma oração, enfatizando a importância de fortalecer os laços familiares na fé cristã. “Mais do que nunca, precisamos ser famílias cristãs”, destacou. Ele também lembrou a mensagem da primeira leitura do dia, na qual o profeta Ezequiel disse: “O Senhor gritou a meus ouvidos, com voz forte”. O sacerdote pediu para que cada pessoa pensasse sobre esse grito. “Hoje  é uma convocação Divina para que as famílias se tornem verdadeiras famílias cristãs”.

Paróquia Nossa Senhora de Montenegro -Jundiaí

A Semana Paroquial da Família só está começando e segue até o dia 1° de setembro.
O 1º Encontro da Semana da Família foi oportunidade para as pessoas se aproximarem e rezarem juntas, em família e em comunidade.

Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat – Salto

 As famílias da paróquia receberam em suas casas a visita da Imagem Peregrina da Sagrada Família e junto a ela, rezaram.

Paróquia Santo Antônio de Pádua – Engordadouro -Jundiaí

 Na abertura da Semana da Família, os fiéis participaram do Terço Luminoso.

 

Paróquia São Paulo Apóstolo – Cajamar

No início da Semana da Família e Dia dos Pais, a Pastoral Familiar da Paróquia São Paulo Apóstolo realizou uma homenagem para os pais e entregou uma lembrança em cada missa.

 

 

Compartilhar:

Outras noticias