São Roque recebe Vista Pastoral

A comunidade paroquial dedicada a São Roque, de Jundiaí, acolheu o Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, entre os dias 3 e 6 de outubro, durante Visita Pastoral Missionária.

Criada em 26 de maio de 1985, por Dom Roberto Pinarello de Almeida, à época Bispo Diocesano de Jundiaí, a conhecida Paróquia do Cruzeiro tem por Padroeiro o protetor contra a peste, São Roque.  A devoção ao santo começou muitos anos antes, entre os anos de 1920 e 1924, quando os moradores da então Vila Progresso, atual Vila de Vecchi, se uniram para rezar, por inciativa de João Iotti, dada uma epidemia de varíola que assolava a cidade de Jundiaí, com a promessa de que se a doença regredisse, ele construiria uma igreja dedicada ao santo. O pedido foi atendido e a promessa cumprida.

Com o crescimento da região, dos fiéis e dos devotos, a pequena Igreja passou por reformas e, inclusive, mudança de local onde hoje se encontra a matriz paroquial.

Desde 13 de janeiro deste ano, o Pároco Padre João Estevão da Silva responde pelas três comunidades paroquiais, a saber; Comunidade Matriz, Comunidade São Sebastião e Comunidade Nossa Senhora Aparecida, e conta com a colaboração nos serviços do altar e pastorais do Diácono Permanente Pedro Alves Moreira.

Durante a Visita, Dom Vicente manteve encontros com agentes de pastoral, diferentes grupos paroquiais e de catequese, bem como com membros dos Conselhos. Visitou paroquianos doentes, escolas do bairro, a Associação de Educação Terapêutica Amarati, o Convento de Santa Teresa, da Congregação das Irmãs Carmelitas Teresianas, e celebrou nas comunidades paroquiais e com as Comunidades Neocatecumenais. No sábado dia 6, último dia da visita, Dom Vicente ministrou o Sacramento da Crisma.

Na acolhida, Padre João, que também é o Vigário Geral da Diocese de Jundiaí, agradeceu a presença do Bispo e os fiéis cantaram “Leva-me aonde os homens necessitem tua palavra, Necessitem de força de viver, Onde falte a esperança, Onde tudo seja triste, Simplesmente por não saber de ti”. Segundo o presbítero havia 6 anos que a Paróquia não recebia a Visita Pastoral do Bispo. Dom Vivente foi recebido com manifestações de alegria e entusiasmo dos fiéis e fogos de artifício.

Fotos: Pascom da Paróquia São Roque

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *