São João Paulo II (Karol Józef Wojtyła) nasceu na Polônia em 18 de maio de 1920 e foi eleito Papa em 16 de outubro de 1978, exercendo o pontificado por mais de 26 anos — um dos mais longos da história da Igreja. Seu lema episcopal e papal, “Totus Tuus” (“Todo teu”), expressava sua profunda consagração a Nossa Senhora.
Durante seu pontificado, foi um grande defensor da dignidade humana, da vida e da liberdade religiosa. Realizou 104 viagens apostólicas internacionais, aproximando a Igreja dos povos e culturas. Foi protagonista importante na queda do comunismo no Leste Europeu e convocou as Jornadas Mundiais da Juventude, fortalecendo a fé dos jovens no mundo inteiro.
Homem de intensa espiritualidade e profunda humanidade, deixou uma vasta herança de documentos, catequeses e testemunho de santidade. Faleceu em 2 de abril de 2005, aos 84 anos, e foi canonizado em 27 de abril de 2014, ao lado de São João XXIII.
ORAÇÃO:
Ó São João Paulo, da janela do céu, dá-nos a tua bênção! Abençoa a Igreja, que tu amaste, serviste e guiaste, incentivando-a a caminhar corajosamente pelos caminhos do mundo, para levar Jesus a todos e todos a Jesus! Abençoa os jovens, que também foram tua grande paixão. Ajuda-os a voltar a sonhar, voltar a dirigir o olhar ao alto para encontrar a luz que ilumina os caminhos da vida na terra. Abençoa as famílias, abençoa cada família! Tu percebeste a ação de Satanás contra esta preciosa e indispensável faísca do céu que Deus acendeu sobre a terra. São João Paulo, com a tua intercessão, protege as famílias e cada vida que nasce dentro da família. Roga pelo mundo inteiro, ainda marcado por tensões, guerras e injustiças. Tu te opuseste à guerra, invocando o diálogo e semeando o amor; roga por nós, para que sejamos incansáveis semeadores de paz. Ó São João Paulo, da janela do céu, onde te vemos junto a Maria, faz descer sobre todos nós a bênção de Deus! Amém.