São João Crisóstomo foi um dos maiores Padres da Igreja e é venerado como Doutor da Igreja. Nasceu em Antioquia, por volta do ano 349, e ficou conhecido como “Crisóstomo”, que significa “boca de ouro”, devido à sua eloquência extraordinária na pregação e na interpretação das Escrituras.
Foi ordenado sacerdote e destacou-se como pregador, conquistando o povo com sua clareza e profundidade espiritual. Em 398, tornou-se arcebispo de Constantinopla, onde promoveu reformas morais e disciplinares, enfrentando abusos do clero e da sociedade, o que lhe trouxe opositores poderosos, inclusive a imperatriz Eudóxia.
Por sua firmeza em denunciar injustiças e por sua defesa da verdade do Evangelho, sofreu perseguições, foi exilado duas vezes e acabou falecendo em 407, durante o exílio, deixando como últimas palavras: “Glória a Deus por tudo!”.
Sua memória litúrgica é celebrada em 13 de setembro no Ocidente (e em 27 de janeiro em algumas tradições). Sua herança permanece nos escritos, homilias e comentários bíblicos, que revelam profundo amor pela Palavra de Deus e pela Eucaristia.
ORAÇÃO:
“Ó Santo, protetor da fé, ajuda-nos a não cair nas ciladas do demônio nem nas diversas ideologias mundanas da atualidade. Fazei que a nossa fé cresça cada dia mais e, com ela, possamos encontrar Jesus verdadeiramente. Pedimos também pelos pregadores da atualidade, a fim de que anunciem o Evangelho com ousadia. Amém!”
São João Crisóstomo, rogai por nós!