São Francisco de Assis nasceu em Assis, na Itália, por volta de 1181 ou 1182, e é um dos santos mais conhecidos e amados da Igreja Católica. Filho de uma família rica de comerciantes, viveu uma juventude alegre e despreocupada, mas, após uma experiência de conversão, renunciou aos bens materiais e passou a viver na pobreza total, dedicando-se à oração, à penitência e ao serviço aos pobres e doentes. Fundou a Ordem dos Frades Menores, também conhecida como franciscanos, marcada pelo espírito de simplicidade, fraternidade e profundo amor à criação. Francisco tinha uma intensa devoção a Cristo crucificado e buscava imitá-lo em tudo, vivendo o Evangelho de maneira radical. Recebeu os estigmas — as chagas de Cristo — nos últimos anos de sua vida, como sinal de sua profunda união com o Senhor. Faleceu em 3 de outubro de 1226 e foi canonizado apenas dois anos depois, em 1228, pelo Papa Gregório IX. É celebrado liturgicamente no dia 4 de outubro e é considerado padroeiro dos animais, da ecologia e da paz, sendo um exemplo luminoso de humildade, desapego e amor universal.
Em nossa Diocese, estão instaladas 3 paróquias dedicadas a São Francisco de Assis, em Campo Limpo Paulista, Jundiaí e em Várzea Paulista.
ORAÇÃO:
“Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador, que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo d’Ele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.”
São Francisco de Assis, rogai por nós!