/
São Cosme e São Damião

São Cosme e São Damião

São Cosme e São Damião foram irmãos gêmeos, médicos de profissão, que viveram na Síria no final do século III. Conhecidos como “anárgiros” — expressão grega que significa “os que não recebem dinheiro” —, praticavam a medicina sem cobrar, oferecendo cuidado e atenção principalmente aos mais pobres.

Eram profundamente cristãos e testemunhavam a fé não apenas com palavras, mas com gestos concretos de caridade. Curavam doentes e, ao mesmo tempo, anunciavam Cristo como verdadeiro Médico das almas. Durante a perseguição do imperador Diocleciano, por se recusarem a negar a fé em Jesus, foram martirizados.

A devoção a eles se espalhou rapidamente no Oriente e no Ocidente. São lembrados como padroeiros dos médicos, farmacêuticos, enfermeiros e de todos os que trabalham na área da saúde. No Brasil, também se tornaram muito populares na religiosidade popular, sendo associados à proteção das crianças.

A festa litúrgica de São Cosme e São Damião é celebrada em 26 de setembro.

ORAÇÃO:
Ó mártires intrépidos, São Cosme e São Damião, sois luminares entre os que mais brilham no céu da santidade. Nem todos vos conhecem. Vítimas da superficialidade ou superstição, não avançam até o segredo dos vossos corações: o amor ilimitado a Deus, e por amor a Este, a vida pura, elevada, santa, que levastes, e vossa dedicação à infância e aos que sofriam. A Santa Madre Igreja, conhecendo-vos como ninguém, em todas as Missas vos honra de modo desusado, invocando-vos como protetores especiais. Sede, pois, também os meus intercessores junto a Deus, que vos inspirou e guiou na vida, auxiliou no martírio e vos deu a plenitude de suas riquezas eternas no céu. Amém.

Compartilhar:

Outras noticias