Reunião do CDAE aborda o tema das Eleições 2018

Por Padre Márcio Felipe de  Souza Alves

Acontece na manhã deste sábado, 23 de junho, a reunião ordinária do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora – CDAE.

Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano, deu as boas vindas a todos  os presentes, e em seguida passou a palavra ao padre Leandro Megeto, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, que acolheu os novos membros do conselho, e introduziu a temática do encontro.

O tema central da reunião é sobre as Eleições 2018.

Antes da abordagem do tema central da reunião, Dom Vicente apresentou aos presentes a mensagem dos Bispos do Brasil acerca do atual momento político que o país está vivendo.

“Continuemos a afirmar a nossa esperança, sem esmorecer” (Hb 10,23). Motivados por este trecho tirado da carta aos Hebreus, os bispos do Brasil incentivam o povo brasileiro a criar a consciência sobre a responsabilidade que cada cidadão tem na sociedade.

Afirma os bispos do Brasil: “é imperativo assegurar que as eleições sejam realizadas dentro dos princípios democráticos e éticos para que se restabeleçam a confiança e a esperança tão abaladas do povo brasileiro. O bem maior do País, para além de ideologias e interesses particulares, deve conduzir a consciência e o coração tanto de candidatos, quanto de eleitores”.

Logo em seguida o Doutor Rodrigo Mendes Pereira, membro do Fórum das Pastorais Sociais falou das “Eleições 2018 e a Diocese de Jundiaí”.

Levando em conta a proposta da Diocese de Jundiaí, que a aderiu o material sobre as eleições, que foi produzido pelo Regional Sul 2 da CNBB, o Dr. Rodrigo lançou uma questão aos participantes: “os fiéis vão aderir à esta proposta? E os materiais para divulgação e reflexão sobre as eleições, vão produzir impacto na Diocese?”

Para o Dr. Rodrigo, é fundamental a participação consciente dos cristãos leigos e leigas para mudar este cenário político. Para isso é importante que todos se preparem, estudem e em suas comunidades abordem a Cartilha para as Eleições 2018 que a Diocese propõe.

“Para o bom cristão, que deseja abraçar a vida política, deve ter presente que é necessário abraçar a essência que são princípios e valores da Igreja, de sua doutrina social: o amor, a justiça, a solidariedade, o bem comum, destinação universal dos bens, opção preferencial pelos pobres, igualdade e paz”, afirmou o Dr. Rodrigo.

Dom Vicente agradeceu a participação de todos os presentes, e antes de encerrar a reunião, a oração final do encontro ficou por conta do movimento apostólico de Schoenstatt – Campanha Mãe Peregrina.

Se você deseja obter o material apresentado pelo Dr. Rodrigo na reunião do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora basta encaminhar um e-mail para pastoral@dj.org.br, fazendo a sua solicitação.

 

Fotos: Seminarista Douglas Fagundes de Souza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *