Entre os dias 24 e 27 de novembro, os diáconos Bruno Medraño e Leonardo Prado participaram de um retiro espiritual em vista da Ordenação Presbiteral, marcada para acontecer no próximo dia 19 de dezembro, realizando um tempo de silêncio orante, reflexão e entrega no coração, na Área Missionária Santo Isidoro, em Caroebe.
O encontro, conduzido pelo Pe. Edmilson de Abreu Silva, pároco da Paróquia Santo Antônio de Santana Galvão – Boa Vista, teve tema “O Verbo Divino se fez carne e habitou entre nós.” (Jo 1,14).
Sob a inspiração da Encarnação do Filho de Deus, o retiro conduziu os futuros presbíteros a um mergulho interior em sua vocação e missão, num caminho de renovação espiritual e de profunda configuração a Cristo Servo e Bom Pastor.
Um itinerário de fé, estudo e contemplação
No primeiro dia, as reflexões abordaram a estrutura e os caminhos para combater o paganismo, levando os participantes a reconhecer no mundo atual os desafios que se interpõem à vivência genuína do Evangelho e ao testemunho sacerdotal fiel.
O segundo dia foi dedicado ao Primeiro capítulo do Evangelho de João, fonte inesgotável de revelação sobre o Verbo eterno que se oferece à humanidade. À luz desse texto, os diáconos meditaram também o documento do Papa Bento XVI, Verbum Domini, que recorda a centralidade da Palavra de Deus na vida e missão da Igreja.
O terceiro dia trouxe o coração da fé cristã: a Eucaristia. Inspirados pelo documento também de Bento XVI, Sacramentum Caritatis, os diáconos renovaram o sentido do ministério que irão abraçar, configurado Àquele que se faz Pão partido pela vida do mundo.

Orações que fortalecem o chamado
Nos dias de retiro, houve missas, adoração ao Santíssimo Sacramento e momentos penitenciais, nos quais Bruno e Leonardo puderam colocar diante de Deus seus medos, esperanças e o desejo de servir com fidelidade, amor e entrega.
O tempo vivido durante o retiro se torna, assim, um marco em sua caminhada vocacional – um retiro que não apenas antecede a ordenação, mas aquece o coração com a certeza de que é o Senhor quem chama, envia e sustenta.
Que a Igreja se una em oração por esses futuros sacerdotes, para que, configurados ao Cristo Pastor, possam anunciar com a vida e com o ministério que o Verbo continua habitando entre nós.