27 de setembro de 2021

Jundiaí /SP

RETIRO ESPIRITUAL DOS PRESBÍTEROS É CONCLUÍDO

Nosso Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, seguido por 64 presbíteros diocesanos e religiosos, 01 religioso professo, 03 seminaristas e 02 membros de uma nova comunidade, subiram ao Alto da Serra, bairro da cidade de São Pedro, no interior paulista, onde fica o Seminário Santo Antônio, para o Retiro Anual dos Presbíteros.
Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, Bispo Auxiliar de Brasília/DF, foi o pregador dos exercícios espirituais. O itinerário percorrido partiu de uma homilia do Papa Francisco, proferida na Quinta-feira Santa de 2014, sobre a unção dos presbíteros: “ungidos com o óleo da alegria”. Esta palavra foi o fio condutor de todas as reflexões, que adentraram na vida e missão dos presbíteros, salientando seus ofícios próprios: o munus docendi, o munus sanctificandi e o munus regendi.
Ao longo dos dias, os presbíteros despertavam cedo para a recitação das Laudes, a oração da manhã da Liturgia das Horas, e seguiam para um tempo de pregação e oração pessoal. O ponto alto de todos os dias era a celebração da Eucaristia, presidida todos os dias pelo pregador, e no último dia, por Dom Vicente. Adoração ao Santíssimo Sacramento, Via-Sacra, Terço, Confissões, acompanharam o intenso itinerário.
A Pastoral Presbiteral, coordenada pelo padre Jorge Demarchi, cuidou dos preparativos e dos protocolos sanitários, e os próprios presbíteros ficaram responsáveis pela organização das celebrações litúrgicas e do canto litúrgico, num clima de muita harmonia e fraternidade.
Os padres que não puderam participar do retiro, principalmente aqueles que fazem parte do grupo de risco de contaminação com o novo coronavírus, receberam simultaneamente os áudios das pregações do retiro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Rolar para cima