Religiosos(as) celebram o seu dia

Neste dia 2 de fevereiro, a Igreja celebra o 22º Dia Mundial da Vida Consagrada, e para comemorar a data, religiosos e religiosas das várias congregações que estão presentes na Diocese de Jundiaí participaram da Missa Festiva, na Capela do Carmelo de São José, em Jundiaí. O Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, presidiu a celebração que contou com a presença de vários padres do clero diocesano e centenas de fiéis.

Na mesma celebração, a Conferência dos Religiosos do Brasil – Núcleo Diocesano se alegrou pelos 50 anos de Vida Consagrada da Irmã Maria Lucila Barbosa de Souza, da Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, e de Irmã Jacinta, da Congregação Imaculado Coração de Maria – Carmelita Descalça. E as comemorações não pararam por aí, Dom Walter Carrijo, SDS, Bispo-emérito da Diocese de Brejo (MA), que também esteve presente na celebração, completou 64 anos de Vida Consagrada.

A liturgia do dia apresenta o ofício festivo da Apresentação do Senhor. Por essa razão, na homilia, Dom Vicente destacou a Festa que, segundo ele, “No oriente é muito conhecida e celebrada. É a Festa do encontro”, disse o Bispo. “Na Festa da Apresentação do Senhor, somos chamados a encontrar em Jesus a luz do mundo. Nele podemos encontrar a luz verdadeira que dá sentido a existência humana. A presença de Maria sinaliza a sua preocupação em apresentar o menino no templo, cumprindo assim os preceitos da lei mas, acima de tudo, ao apresentar o menino no templo, a Virgem apresenta a toda a humanidade o Redentor!”, completou o Pastor da Diocese.

Dom Vicente finalizou agradecendo a Deus pela Vida Consagrada de Dom Walter, da irmã Jacinta e, especialmente, da irmã Maria Lucila, que o serve pessoalmente na residência episcopal. “todos abnegaram tudo para seguir a Jesus”.

22º Dia Mundial da Vida Consagrada

Com o tema “Vocações que anunciam a alegria do evangelho e o amor de Deus”, a data instituída pela Igreja é, segundo irmã Maria Inês Ribeiro, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), um estímulo e animação para todos os consagrados, religiosos e religiosas e membros de institutos seculares, e das novas formas de vida consagrada. “Estamos vivendo um momento da história humana que precisamos de mais sentido vocacional, para nós mesmos vivermos mais intensamente a nossa consagração a serviço do reino”, relembrou a religiosa em vídeo mensagem enviada aos religiosos e religiosas de todo o país.

No Vaticano, Papa Francisco preside Missa

Nesta sexta-feira, no Vaticano, o Papa Francisco também preside Missa na Basílica Vaticana com os membros dos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A celebração será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova a partir das 14h30, pelo horário de Brasília.

O Dia Mundial da Vida Consagrada foi estabelecido a partir de 1997 pelo então Papa João Paulo II, após a publicação da Exortação Apostólica Pós-sinodal “Vita consecrata”. O documento traz uma reflexão sobre a vida consagrada e a sua missão na Igreja e no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *