28 de março de 2024

Jundiaí /SP

Regional Sul 1 promoveu Encontro com padres coordenadores de pastoral

Com o objetivo de proporcionar um espaço de reflexão, planejamento e articulação pastoral, ocorreu na manhã desta quarta-feira, (05), o primeiro Encontro com padres coordenadores de pastoral promovido pelo Regional Sul 1 da CNBB.

Na sede da entidade, em São Paulo, as atividades se concentraram na partilha da missão evangelizadora no âmbito Regional e o debate de temas pertinentes à ação pastoral nas dioceses.

O encontro contou com a presença de dom Luiz Carlos Dias, bispo auxiliar de São Paulo e Secretário Regional; e do Padre Walter Merlugo Junior secretário executivo do Regional, os quais agradeceram a presença dos padres subsecretários e coordenadores diocesano de pastoral.

Segundo dom Luiz Carlos, esse encontro nasceu para responder os pedidos subsecretários, que solicitaram a retomada de um espaço para diálogo, que possa colaborar no trabalho pastoral de conjunto. Salientou ainda, que os temas levantados foram importantes, sobretudo “para traçar o início de uma caminhada a ser delineada no âmbito do nosso Regional”, afirmou o bispo.

Para o Padre Walter, esse encontro foi oportuno para o fortalecimento da identidade institucional e pastoral, bem como, promover a proximidade entre as sub-regiões pastorais, dioceses e o Regional. O secretário do Regional explanou sobre o novo modelo de Gestão da CNBB e sua implantação nos regionais, o qual foi apresentado durante o encontro dos secretários executivos regionais em Brasília (DF), no final do ano passado.

Dando sequência a sua exposição o secretário, falou da importância na melhoria no sistema de gestão e de informação em sintonia com Objetivo Geral da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023, resultando assim, na construção de um planejamento estratégico pastoral para o regional. A iniciativa auxilia os padres a planejarem soluções mais eficientes e práticas na condução dos trabalhos.

Os padres que participaram do encontro fizeram considerações positivas. O Padre Leandro Megeto, coordenador de Pastoral da Diocese de Jundiaí disse que foi um momento de grande oportunidade por se tratar de um espaço de comunhão e de partilha, além de propor ações conjuntas entre o Regional e às dioceses.

As conclusões apresentadas deverão ser discutidas no mês de junho, durante a Assembleia Regional dos Bispos, em Aparecida.

O encontro contou ainda com a participação de representantes da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco – ABEF. Eduardo Brasileiro, sociólogo, educador social e membro da articulação e frei Marcelo Toyansk, da Província dos Capuchinhos de São Paulo, os quais explanaram o que é a Economia de Francisco e de como está acontecendo a Articulação, a fim de ecoar no Brasil o encontro global por uma nova Economia proposta pelo Papa Francisco, chamada Economia de Francisco, que ocorrerá em março de 2020, em Assis, Itália.

Por fim, falaram do Pacto Educativo Global, iniciativa lançada no último dia 31 de janeiro, pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Na sequência distribuíram a “A Carta de Francisco e Clara”, resultado do I Encontro Nacional, realizado em novembro de 2019 no Teatro de Arena – Tucarena – da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

Na reunião, os representantes pediram o apoio das dioceses em prol do encontro global, proposto pelo Papa Francisco. Segundo Eduardo Brasileiro, “o Regional Sul 1 é o primeiro a receber essa articulação e convidou as sub-regiões e dioceses a apoiarem essa iniciativa global proposta pelo Papa Francisco.

Fonte: https://cnbbsul1.org.br/regional-sul-1

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima