Região Pastoral 2 se reúne para refletir Documento 105 da CNBB

Por Padre Márcio Felipe de Souza Alves

Aconteceu na manhã deste sábado, 02 de junho, nas dependências da Igreja Santa Cruz, bairro da Varginha, o encontro com as lideranças das paróquias (300 pessoas) que compõem a Região Pastoral 2.

Do encontro regional, também participou os padres, diáconos permanentes e seminaristas que realizam os seus trabalhos pastorais nas paróquias da região aos finais de semana.

O tema do encontro foi o estudo do Documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que tem por tema: “CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS NA IGREJA E NA SOCIEDADE” e o lema: “SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO” (Mt 5,13-14).

O encontro foi conduzido pelo candidato ao diaconado permanente da Paróquia Santa Rosa de Lima, o Sr. Maurício Moreira Júnior.

Segundo o Sr. Mauricio, “a parte que merece destaque no documento 105 é a participação concreta do leigo na sociedade, de modo a contribuir a sua transformação e a realização do Reino de Deus na terra”.

Na segunda parte do encontro o Sr. Júnior Guarda apresentou a história da Serva de Deus Maria de Lourdes Guarda, cujo o processo de canonização está em andamento em Roma.

Segundo o Sr. Júnior Guarda, primo de Maria de Lourdes Guarda, destacou uma frase desta Serva de Deus que muito deve nos encorajar nos momentos de dificuldades: “deixei de andar, não de viver”.

Os padres e diáconos, ao término do encontro, deram a benção de envio aos cristãos leigos e leigas da Regiao Pastoral 2, encorajando-os a serem sinal da presença de Deus em suas comunidades.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *