Projeto: Caminhos de Solidariedade

Acolher, proteger, promover e integrar: esse é o chamado do Papa Francisco para todos nós!

O Projeto Caminhos de Solidariedade: Brasil & Venezuela tem como objetivo proporcionar a integração de famílias venezuelanas a partir da acolhida solidárias nas dioceses e paróquias.

Com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Diocese de Roraima juntamente com Cáritas Diocesana de Roraima, Cáritas Brasileira, Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Serviço Pastoral do Migrante (SPM), Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR) e entidades parceiras lançam o Plano Nacional de Integração Caminhos de Solidariedade: Brasil & Venezuela.

O Projeto Caminhos de Solidariedade: Brasil & Venezuela pretende alcançar cerca de 90 Arquidioceses e Dioceses. Nesta proposta, as Igrejas são convidadas a acolher migrantes e refugiados venezuelanos em seus territórios por meio de ações solidárias que visam promover, além da acolhida, a proteção, promoção e integração dos migrantes no Brasil.

Outra dimensão do Projeto visa a articulação com a Igreja Católica na Venezuela. Neste contexto, haverá uma missão no país vizinho para conhecer a realidade local, para participação dos brasileiros na inauguração de um centro de apoio do migrante em Santa Elena de Uairén, entre outras ações previstas.

Histórico

O Projeto nasceu a partir da visita da Comissão Episcopal Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da CNBB à Diocese de Roraima, em março de 2018, e se concretizou após uma oficina de planejamento, organizada pela Cáritas Brasileira, entre os dias 9 e 10 de julho de 2018, em Brasília/ DF. Mais informações você encontra no site: www.caminhosdesolidariedade.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *