1 de novembro de 2023

Jundiaí /SP

Pe. Márcio Felipe recebe o título de mestre em Teologia pela PUC- SP

já é Mestre!

A Diocese de Jundiaí celebra com gratidão a Deus a conclusão da defesa da dissertação de mestrado do Padre Márcio Felipe de Souza Alves.

O tema da dissertação foi: “Liturgia das horas, atualização de Cristo no ritmo do tempo: Um estudo a partir do realismo”  foi apresentado nesta segunda-feira, 9 de outubro, na PUC-SP.

Além dos professores da banca examinadora, o Bispo Emérito da Diocese de Jundiaí, Dom Vicente Costa, prestigiou a apresentação da defesa do Pe. Márcio Felipe!

O objetivo principal da dissertação é ressaltar que o Mistério Pascal só pode durar se for atualizado sistematicamente, segundo tempos determinados, como propôs a sabedoria judaica e o cristianismo adotou como uma das mais importantes heranças de Israel. Na pesquisa, toda investigação e sistematização de dados foram produzidos por meio de análises e aprofundamentos bibliográficos, que nos levaam a entender como o filósofo contemporâneo Xavier Zubiri, com sua filosofia evolucionária, compreendeu que atualizar é fazer presente uma realidade em nossa intelecção. Conclui-se também que, se os cristãos não se convencerem de que a fé também passa pelo “sentir”, será impossível viver de tal modo que seus corações e mentes sejam atualizados no mistério de Cristo, a partir da santificação das horas.

A oração é o caminho de resistência e resposta coerente. Além disso, não se pode esquecer que a comunhão com Deus contribui para que o ser humano não se deixe levar pelo relativismo, agravado por um realismo ingênuo ou inconsistente, levando-o a acreditar que se é livre e protagonista de seu destino, enquanto se é teleguiado pelo consumo e pela propaganda. Registra-se também que a participação do ser humano nas ações litúrgicas contribui para que a comunidade possa mergulhar cada vez mais no mistério de Cristo. É um resgate da dimensão liturgia-vida como propõe o Concílio Ecumênico Vaticano II.

Prof° Dr. Pe. José Aguiar Nobre, Prof° Dr. Pe. Antônio Manzatto, Prof° Dr. Pe. Valeriano dos Santos Costa, Ms, Pe. Marcio Felipe de Souza Alves e Dom Vicente Costa.

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima