Pastoral Carcerária Estadual realiza assembleia geral e eletiva

A Pastoral Carcerária do Regional Sul 1 da CNBB (PCr-SP) promoveu a Assembleia Estadual entre os dias 17 e 19 de Maio de 2019. A Diocese de Santos sediou o encontro.

A equipe Diocesana local, sob a coordenação de Gerson Rodrigues Alves, acolheu o coordenador da Pastoral Carcerária do Regional Sul 1 da CNBB, do Estado de São Paulo, Deyvid T. Livrini Luiz, e outros 80 agentes que atuam em 40 dioceses do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O padre Clóvis Wilson Fontenla representou a Pastoral da Diocese de Jundiaí.

O Bispo Emérito de Catanduva e Referencial da Pastoral Carcerária, Dom Otacílio Luziano da Silva, acompanhou todo o encontro e auxiliou na condução dos trabalhos.

Foram tratados inúmeros temas pertinentes ao trabalho da Pastoral Carcerária como: a questão da Mulher presa, a privatização das unidades prisionais, as restrições de acesso ao cárcere, o site da Pastoral Carcerária Estadual e a atualização dos dados prisionais, entre outros. Dom Otacílio também falou sobre o tema “Agentes em comunhão com a Igreja”, destacando a necessidade do agente de pastoral ser católico, com caminhada na Igreja e fiel aos ensinamentos cristãos.

Prestação de Contas e eleição

O coordenador Estadual da PCr-SP, Deivid apresentou os relatórios dos dois anos de atividade sob sua coordenação. Ele falou sobre o trabalho do escritório, sobre as visitas e formações realizadas pela coordenação e agradeceu a confiança depositada na coordenação estadual.

Durante a Assembleia foi eleita a nova coordenadora Estadual, Eliana Rocha, leiga consagrada da Comunidade Aliança de Misericórdia, residente e atuante na Arquidiocese de São Paulo – Região Episcopal de Santana. Foram definidos também o vice-coordenador, Gerson Rodrigues, o secretário executivo, Deyvid Livrini, e Adolfo Oliosi, para a função de secretário executivo adjunto. Também foram definidos os novos coordenadores das Sub-Regiões do Regional SUL1. Padre Clóvis foi indicado para o cargo de vice-coordenador do Sub-Regional Sorocaba, que é formado pelas Dioceses de Itapeva Itapetininga, Jundiaí, Registro e Sorocaba, e aguarda confirmação de seu nome.

Ao final, Dom Otacílio abençoou a nova equipe de coordenação, encorajando os participantes a permanecerem fiéis à missão confiada pela Igreja junto aos irmãos encarcerados. E Deyvid agradeceu a Diocese de Santos pela acolhida.

Colaboração: coordenação estadual

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *