No último domingo, 29 de junho, a Paróquia São Pedro, localizada em Santana de Parnaíba, celebrou solenemente a festa litúrgica de seu padroeiro, São Pedro. A data foi precedida por uma intensa semana preparatória, que reuniu fiéis, comunidades e diversos presbíteros da Diocese de Jundiaí.
Durante a semana, as missas foram presididas por:
- Pe. Ivan de Oliveira (domingo, 22);
- Pe. Douglas Fagundes (segunda, 23);
- Pe. Venilton Calheiros (terça, 24);
- Pe. Rodolfo Cavallaro (quarta, 25);
- Padres da Região Pastoral IX (quinta, 26);
- Pe. Felipe Elias, Vigário (sexta, 27).
Na Missa de Vigília (28), celebraram o pároco, Pe. Erickson Ramos da Silva, às 15h, e Pe. Elias Pavan, às 18h.
No domingo festivo, 29 de junho, a programação contou com:
- 7h – Missa com carreata da Comunidade Sagrada Família, presidida por Pe. Felipe Elias;
- 9h30 – Missa com procissão da Comunidade Santa Edwiges, também presidida por Pe. Felipe;
- 15h e 18h – Missas solenes presididas pelo pároco, Pe. Erickson.
Na homilia da missa das 18h, o pároco convidou os fiéis a viverem uma fé madura e sólida, alicerçada sobre a rocha que é Cristo, conforme o Evangelho do dia. Inspirado também nas palavras de São Paulo, exortou a comunidade a “combater o bom combate, completar a corrida e guardar a fé”. Encerrou recordando o apelo do Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, que orienta a caminhada da Igreja de Jundiaí à luz de três eixos: Sinodalidade, Comunicação e Formação.
Um dos destaques dos festejos deste ano tem sido a tradicional “Quermesse de São Pedro”, que mobiliza não apenas os paroquianos, mas também muitos moradores da cidade. A festa teve início nos finais de semana dos dias 15 e 16, 22 e 23, 29 e 30 de junho, e se estenderá até os próximos dias 5 e 6 de julho, encerrando com grande participação popular, clima familiar e espírito de fraternidade.
Ao longo da preparação para a festa, a paróquia também promoveu, por meio das redes sociais, um significativo resgate histórico, apresentando a trajetória da comunidade desde seus primórdios, em 1992, com os grupos de rua, a primeira visita de Dom Roberto Pinarello de Almeida, a assistência pastoral da Paróquia São Sebastião, e o surgimento das comunidades locais. A primeira delas foi Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Jaguari – década de 70, antes atendida pela Paróquia Sant’Ana.
Outros marcos históricos recordados foram:
- A chegada do Pe. Gregório Lutz;
- A chegada das irmãs franciscanas da Divina Providência;
- A criação da quase-paróquia São Pedro, em 7 de março de 1999;
- A elevação à paróquia, no dia 26 de dezembro de 2010.
Esse resgate também prepara a comunidade para a comemoração dos 15 anos de criação da Paróquia São Pedro, que será celebrada em 26 de dezembro de 2025, o Jubileu de Cristal. Para este tempo especial, foi composta uma oração jubilar, que tem sido rezada nas celebrações e partilhada nas redes sociais, como expressão de gratidão e renovação da missão evangelizadora.
A Paróquia São Pedro reafirma, assim, sua identidade de Igreja viva e missionária, firmada na fé apostólica, comprometida com a evangelização e com o testemunho de comunhão e serviço aos mais pobres.
Colaboração: Pe. Erickson Ramos da Silva