Setor de Comunicação da Diocese de Jundiaí
“Sou bom pastor ovelhas guardarei. Não tenho outro oficio nem terei. Quanta vida eu tiver eu lhes darei”. Assim nos ensina a canção que consideramos uma marca na vida de Dom Vicente Costa, Bispo da Diocese de Jundiaí.
Pastor zeloso e incansável, neste dia 19 tem a alegria de celebrar 20 anos de sua ordenação episcopal. Nesta data tão especial todos os cristãos leigos, os clérigos e os religiosos bendizem a Deus pelo ministério episcopal de Dom Vicente.
Destes 20 anos que marcam a sua missão como bispo, Dom Vicente está entre nós há 8 anos. Desde que chegou nesta Igreja amada e querida presente na Diocese de Jundiaí, procurou dinamizar as pastorais, dando continuidade ao trabalho de seus antecessores, sempre se mostrando disposto a se abrir ao novo de Deus.
Podemos dizer que a sua prática pastoral faz jus ao lema que escolheu para o seu ministério de bispo: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).
Quando nomeado para ser o Bispo da Diocese de Jundiaí no dia 30/12/2009, enviou uma mensagem aos diocesanos fazendo-lhes um pedido: “É tempo de crescermos no amor a Deus e à Igreja, de ‘avançarmos para águas mais profundas’ (Lc 5,4), de ir em busca do novo e do ainda não vivido plenamente, confiantes na força renovadora do Espírito Santo que ‘sopra onde quer'” (Jo 3,8).
Este pedido continua um tanto quanto atual. Se a Diocese de Jundiaí continua com este ânimo, é porque é possível ver no senhor Dom Vicente, este desejo de tornar a Igreja Particular de Jundiaí cada vez mais discípula missionária do Senhor Jesus.
Dom Vicente, que o Bom Deus o proteja, e que a Senhora do Desterro, nossa Santa Padroeira continue sendo para o senhor o modelo de humildade a ser seguido.