29 de março de 2024

Jundiaí /SP

Padre Marcelo retorna à Diocese e assume nova missão

No dia 9 de fevereiro, Quinto Domingo do Tempo Comum da Liturgia da Igreja, em que o Evangelho nos convida a sermos pescadores de homens e a avançarmos para as águas mais profundas, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima se revestiu de muita alegria para receber o novo Pároco, Padre Marcelo dos Santos. A Missa, também, foi em ação de graças pelo aniversário de 23 de Ordenação Sacerdotal, completados no dia 9.

A celebração foi presidida por Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano, e concelebrada pelos Padres Antônio Carlos dos Santos, João Luiz Dias e Jorge Demarchi; com os serviços do Diácono Alvimar Assis Campos, da Paróquia São Sebastião, da cidade de Cajamar.  Estavam presentes seminaristas, familiares e amigos de Padre Marcelo.  Formavam a assembleia os paroquianos e fieis de outras paróquias, em especial, os irmãos da Comunidade 4 do Caminho Neocatecumenal, da Paróquia Nova Jerusalém, a qual pertence Padre Marcelo.

Em sua homilia, Dom Vicente, conforme a Palavra do dia, falou da missão do Padre Marcelo na paróquia. A missão de anunciar a Palavra de Deus, lembrando o profeta Isaías, que Deus purifica os lábios, para que ele possa falar as palavras que o Senhor coloca em sua boca. Disse que, primeiro, ele seja aquele que anuncia a Palavra de Deus pela vida, testemunho e comportamento; que seja um padre que escuta, tenha intimidade com a Palavra, procurando vivê-la e ensiná-la, de forma que o povo entenda a vontade de Deus para a vida. Exortou, também, para que ele seja uma testemunha viva do Senhor Vivo e Ressuscitado; e, que seja um padre missionário do Senhor Jesus, aquele que vai para as águas mais profundas, como disse o Evangelho.

Após a homilia, aconteceu o Rito de Posse e de início de missão na Paróquia. Diante da assembleia, o novo Pároco renovou suas promessas sacerdotais, assumindo o compromisso público de permanecer sempre unido à família presbiteral da Diocese, em comunhão com seu Bispo, fazendo o juramento de fidelidade ao Bispo diocesano e a seus sucessores; também, professou a fé católica, prometendo transmiti-la com fidelidade a Cristo e a sua Igreja.

O casal Benjamim e Fátima, em nome de todos os paroquianos, fez uma homenagem ao novo Pastor. Benjamim falou que a paróquia acolhe carinhosamente, não somente a pessoa do Padre Marcelo, mas ao enviado do Senhor, pois “Bendito é o que vem em nome do Senhor”. Fez ainda uma breve apresentação do histórico da Paróquia e convidou o sacerdote a sentir-se em casa, pois esta Igreja paroquial é a casa da Mãe, Nossa Senhora de Fátima.

Ao final, Padre Marcelo manifestou sua alegria por estar nesta paróquia e pelo retorno à Diocese de Jundiaí, após dois anos em missão como catequista itinerante pelas Comunidades Neocatecumenais, no Pará. Em seguida, apresentou-se contando sua história e a trajetória de seu Ministério até hoje. Terminou agradecendo a Deus pela gratuidade em sua vida, a Dom Vicente que o acolheu, confiando-lhe o pastoreio da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, à sua família, amigos e aos novos paroquianos. Pediu que rezassem por ele.

Colaboração: Pascom da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima