/
Outubro Rosa

Outubro Rosa

“Nosso corpo é o Santuário de Deus e
nele habita o seu Santo Espírito.”(1 Cor 3, 16-17)

A Diocese de Jundiaí apoia o movimento popular internacional
Outubro Rosa, uma campanha internacional que traz a conscientização sobre o câncer de mama, que é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres.

O Dia Internacional do Combate ao Câncer de Mama é 19 de outubro, mas durante todo este mês, diversas ações são realizadas para informar e educar a população sobre a doença, incentivando a realização de exames preventivos. Nas 11 cidades pertencentes a Diocese de Jundiaí, as unidades de saúde estão participando com várias atividades relacionadas à prevenção do câncer.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

História

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes.

Compartilhar:

Outras noticias