30 de julho de 2021

Jundiaí /SP

O Advento é tempo de alegria, espera e esperança

A celebração do Natal é a segunda maior festa cristã, um momento especial para todos os fiéis. O tempo que antecede este importante momento é o ‘Advento’ – palavra de origem latina que significa “chegada”, “aproximação”, “vinda”, e que neste ano começa no próximo domingo, dia 2 de dezembro –  ele começa sempre no primeiro domingo após a Solenidade de Cristo Rei – e segue até o dia 24 de dezembro – até o momento anterior à tarde (1ª Vésperas) do Natal -, ou seja, são quatro domingos celebrativos.

O período é dividido em duas partes. A primeira, que vai até o dia 16 de dezembro, é marcada pela espera alegre da segunda vinda de Jesus. A segunda parte, os dias que antecedem o Natal, se destaca pela recordação sobre o nascimento de Jesus em Belém. O terceiro domingo do Advento é chamado de domingo da alegria (gaudete, em latim) por causa da antífona de entrada da missa (Alegrai-vos sempre no Senhor), mostrando a alegria da proximidade da celebração do Natal.

Neste tempo, nas igrejas, é usada a cor roxa, não se canta o hino do Glória e as leituras ajudam a refletir sobre o mistério do Cristo que virá no final dos tempos. A melhor preparação para este tempo é viver a Liturgia.

Com o Tempo do Advento tem início o ano litúrgico e traz com ele, para o ano litúrgico de 2019 o ciclo de Leituras do Ano C, marcado pela leitura predominante do evangelho de São Lucas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

CÚRIA DIOCESANA
DE JUNDIAÍ

Rolar para cima