19 de junho de 2021

Jundiaí /SP

Novo curso: “Conhecendo a Economia de Francisco E Clara”

OBJETIVO: Conhecer e compreender a proposta de Papa Francisco de “repensar a economia existente, e de humanizar a economia de amanhã: torná-la mais justa, mais sustentável, assegurando uma nova preeminência para as populações excluídas”. (https://anec.org.br/acao/economia-de-francisco-e-clara).

 

JUSTIFICATIVA: Em 2019, o Papa Francisco faz um apelo especial aos jovens de diversas áreas, com ênfase a jovens economistas, para repensar a economia de hoje, buscando humanizá-la tonando-a mais justa para o porvir, tendo como inspiração o modo vivencial de S. Francisco de Assis. Assim no ano de 2020 foi realizado um encontro mundial em Assis, com jovens de diversos países. No Brasil a organização assumiu a articulação como Economia de Francisco e Clara, e segundo a própria organização: “foi criada a partir de diálogo construído com José Maria del Corral, Presidente da Fundação de Direito Pontifício Scholas Ocurrentes, em Julho de 2019, a fim de ecoar no Brasil o encontro proposto pelo Papa que acontecerá em Assis, na Itália. Para promover e articular a proposta do Papa no país, a ABEF tem reunido-se com entidades de diversos setores da sociedade civil, assim, propagando o discurso apontado pelo Pontífice para uma economia que, em princípio, deve servir para vivermos melhor, e não para estarmos a seu serviço. Uma economia que proponha-se ao bem comum, seja socialmente justa e ambientalmente sustentável. A ABEF trouxe ainda para a discussão a visão de Santa Clara de Assis, que desejava construir pontes, diálogos entre todos os povos. .” (https://anec.org.br/acao/economia-de-francisco-e-clara).

 

PÚBLICO ALVO: Todas as pessoas que desejem conhecer e aprofundar a proposta de Papa Francisco para a economia, a partir da organização brasileira de Economia de Francisco e Clara.

 

DURAÇÃO: 4 encontros semanais as quartas-feiras, das 19:30h as 21:30h (2 horas cada encontro), totalizando 8 horas, nos seguintes dias 07; 14, 21 e 28 de julho de 2021.

 

INVESTIMENTO: 100 (cem) por cento gratuito. Aqueles que desejarem e puderem contribuir com o trabalho do Núcleo Diocesano de Formação de Fé, Política e Cidadania podem fazer sua contribuição de qualquer valor para a conta bancária do Centro Diocesano de Formação para o laicato: Banco Bradesco, Agência: 3367, c.c. 14.757-5, Descrição: D. Amaury

 

INSCRIÇÕES: Pelo e-mail, ou site: [email protected]

 

CONTEÚDO:

1ª AULA: Realmar a Economia: o chamado do Papa Francisco, o encontro mundial e a organização brasileira

Compreender a proposta do Papa Francisco, de repensar a economia, como se deu o desenvolvimento do Encontro mundial promovido pelo Papa e como está organizada no Brasil o desenvolvimento dos trabalhos.

 

2ª AULA: O que está acontecendo com a nossa Casa Comum?

Apresentar os principais aspectos da conjuntura econômica e suas consequências sociais e ambientais.

 

3ª AULA: Novas arquiteturas econômicas

Demonstrar as possibilidades reais que se apresentam para o desenvolvimento de uma nova economia

 

4ª AULA: Casa de Francisco e Clara: projeto territorial da Economia de Francisco e Clara

Apresentar possíveis ações a serem realizadas a partir das realidades territoriais locais

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima