29 de outubro de 2020

Jundiaí /SP

Nota de Pesar

Nota de Pesar da Diocese de Jundiaí pelo falecimento de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo Diocesano de Palmares (PE)

 

“É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos” (Sl115[116B], 15).

Na noite de ontem ficamos todos surpresos e abatidos pela notícia do repentino falecimento de DOM HENRIQUE SOARES DA COSTA, Bispo Diocesano de Palmares ­ PE. Ele era muito conhecido por seus escritos e suas mensagens, sempre profundamente inspiradores e bem fundamentados, pois sabia como ninguém utilizar-se dos meios modernos da era digital para comunicar a riqueza da vivência da fé cristã, principalmente às novas gerações.

A Diocese de Jundiaí (­ SP) era particularmente ligada à pessoa de Dom Henrique e à riquíssima herança espiritual deixada por ele, pois esteve várias vezes entre nós, animando-nos com a sua sabedoria, seu testemunho e a sua forte espiritualidade: pregou três vezes o Retiro Espiritual aos nossos Presbíteros (2014, 2016 e 2018) e na conclusão do Ano da Fé (2012-2013) foi o responsável pela realização do Fórum Teológico com a participação de muitos cristãos leigos e leigas, com o tema: “Fé: Dom e Resposta” (11 a 13 de novembro de 2013).

Nestes dias encontrei uma frase de um conhecido estudioso da Bíblia que assim descreve o verdadeiro sentido da morte: “A morte é um evento natural: não é um mal, apesar de, por causa do pecado, a vivermos mal! É correto buscá-la; mas é demoníaco recusá-la. Somos mortais; mas o nosso limite não é o fim de nós mesmos, como teme o nosso egoísmo, mas o início do Outro e da nossa comunhão com Ele” (Silvano Fausti).

Como o próprio Dom Henrique afirmou numa de suas mensagens gravadas em vídeo: “Nascemos para morrer e viver para a eternidade, na eternidade com Deus”.

A todos os diocesanos e diocesanas de Palmares, aos familiares e amigos de Dom Henrique: nossos sinceros pêsames.

Querido Dom Henrique, descanse em paz para sempre na comunhão com Deus, Aquele que tanto amou, testemunhou e anunciou durante toda a sua vida. Amém.

Jundiaí ­ SP, 19 de julho de 2020.

Dom Vicente Costa

Bispo Diocesano de Jundiaí ­ SP

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima