Nossa Senhora da Piedade é um dos títulos marianos mais antigos e significativos da Igreja. A devoção apresenta Maria como a Mãe que acolhe nos braços o Filho morto após a crucifixão, expressão máxima de sua compaixão e união ao sofrimento redentor de Cristo.
Esse título tornou-se conhecido principalmente pela escultura de Michelangelo, a Pietà, localizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Nela, Maria é retratada jovem, serena e profundamente unida à dor da Paixão.
A festa litúrgica de Nossa Senhora da Piedade é celebrada em 15 de setembro, no mesmo dia em que a Igreja recorda também a memória de Nossa Senhora das Dores, reforçando a ligação da Virgem Maria com o mistério da Cruz.
Em nossa Diocese, estão instaladas 2 paróquias dedicadas à Nossa Senhora da Piedade, uma em Cabreúva e a outra em Várzea Paulista.
ORAÇÃO:
Santíssima e Imaculada Virgem Maria, Mãe da Piedade, Padroeira e Senhora nossa, recorro à vossa proteção e a vós consagro minha vida de discípulo(a) missionário(a). Em vosso coração, Mãe Compassiva, deposito agora, confiante, minhas súplicas e necessidades. (silêncio para fazer pedido de graça) Alcançai-me o que vos peço, guardai-me na paz, livre de perigos e ciladas, comprometido com a justiça, exemplar na solidariedade, para que o mundo creia e se abra ao amor de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!