/
Nossa Senhora da Candelária

Nossa Senhora da Candelária

Nossa Senhora da Candelária recorda Maria como a Mãe que apresenta Jesus no Templo e, ao mesmo tempo, se deixa iluminar pela luz de Cristo. Celebrada no dia 2 de fevereiro, essa devoção está profundamente ligada à Apresentação do Senhor, quando Simeão proclama Jesus como a luz para iluminar as nações. Maria, humilde e obediente, caminha à luz da fé, acolhendo no coração a missão do Filho, mesmo sabendo que essa luz passaria pela cruz. A bênção das velas, sinal marcante dessa celebração, recorda Cristo como a verdadeira luz do mundo e convida os fiéis a levarem essa luz para a vida cotidiana, testemunhando o Evangelho com esperança e amor. Ao venerar Nossa Senhora da Candelária, a Igreja contempla Maria como modelo de fé, disponibilidade e confiança em Deus, que nos conduz sempre ao encontro com Cristo, luz que não se apaga.

Em nossa Diocese, está instalada uma Paróquia dedicada à Nossa Senhora da Candelária, em Itu-SP.

A Matriz de Nossa Senhora da Candelária é uma importante igreja da época colonial localizada em Itu/SP. Foi tombada pelo Condephaat em 1987. A atual igreja foi terminada em 1780 e é o resultado da reconstrução de uma capela mais antiga, realizada sob orientação do Padre João Leite Ferraz. No interior foi mantida a imagem de Nossa Senhora da Candelária da capela anterior. No interior, as pinturas dos tetos da nave e capela-mor foram realizados por José Patrício da Silva Manso (c.1753-1801), que na época tinha como ajudante o frei Jesuíno do Monte Carmelo, que pintou as paredes da capela-mor. Também possui pinturas mais recentes de Almeida Júnior. A fachada foi terminada apenas em 1831, quando ganhou a torre central e sinos. Em finais do século XIX a fachada foi reformada por Ramos de Azevedo. A Igreja Matriz conta, também, com um Órgão (instrumento musical) construído por Aristide Cavaillé-Coll, organeiro francês, em 1883. É um instrumento de 2 manuais e pedaleira, com 12 registros.

O retorno da imagem original de Nossa Senhora Candelária ao altar mor da Igreja Matriz, após passar meses em restauro no ateliê Júlio Moraes – Conservação e Restauro foi motivo de muita alegria.

A imagem, que já era bonita, porém estava  descaracterizada, não revelava sua originalidade, que é surpreendente, tamanha qualidade técnica de sua escultura e revestimento. Com o restauro, voltou o rebuscamento secular que lhe é peculiar.

O revestimento em ouro, os motivos florais, os relevos clássicos foram resgatados nessa peça que é uma das mais bonitas Candelárias das que existem no país.

ORAÇÃO:
“Ó doce Virgem Maria, verdadeira guardiã da luz do mundo, que iluminais nosso destino com a graça da vossa onipotência suplicante, que sois a candeia de amor cujo fogo brota do Coração Divino de Jesus.

Ó Nossa Senhora da Candelária, que trazeis em vossas mãos a vela símbolo da redenção, atendei à nossa súplica concedendo-nos o favor da vossa maternal ajuda, pela fortaleza da nossa fé e o bálsamo da confiança, a fim de que possamos um dia gozar convosco as alegrias do céu.”

Amém.

Nossa Senhora da Candelária, iluminai-nos.

Compartilhar:

Outras noticias