30 de julho de 2021

Jundiaí /SP

No combate a pandemia do coronavírus, Missas estão suspensas na Diocese de Jundiaí

DECRETO

Suspensão de Cerimônias Religiosas na Diocese de Jundiaí

 

Aos que esse nosso Decreto virem, saudação, paz e bênção no Senhor

Queridos Padres, Diáconos e Povo de Deus presente na Diocese de Jundiaí,

Acabamos de receber um Ofício (DVS nº 008/2020) da Prefeitura Municipal de Jundiaí – Departamento de Vigilância em Saúde (cf. em anexo) “recomendando a todas as igrejas e demais centros religiosos, que suspendam seus cultos com a presença de público por período indeterminado”.

Levando em conta os recentes apelos das autoridades públicas e sanitárias do país, e colocando-nos na postura de defensores e preservadores da vida humana como um dom de Deus, determino a SUSPENSÃO DAS MISSAS E CELEBRAÇÕES COM A PRESENÇA DE FIÉIS EM TODA A DIOCESE DE JUNDIAÍ, por tempo indeterminado.

Assim,

  1. Os Padres celebrem a Santa Missa todos os dias, privadamente, em favor do Povo de Deus;
  2. Os Párocos/Administradores Paroquiais saibam ser próximos aos fiéis, com criatividade pastoral e zelo apostólico, utilizando-se das redes sociais e outros meios de comunicação, para que ninguém se sinta distante da Igreja;
  3. Os Párocos/Administradores Paroquiais estimulem os fiéis a acolherem as recomendações das autoridades públicas para que ninguém saia de suas casas e acompanhem as Missas pelos meios de comunicação, sendo dispensados do preceito dominical (cf. CDC, Cân, 1247);
  4. Quanto às celebrações dos Sacramentos do Batismo e do Matrimônio já agendados, procurem, na medida do possível, criar meios para conversar pessoalmente com as pessoas envolvidas, e incentivando-as, se for possível, adiar as celebrações. Em extrema necessidade, e não sendo possível o adiamento, realizem a celebração com o menor número possível de pessoas, observando rigorosamente todas as recomendações preventivas.

Como Bispo Diocesano, faço-me próximo espiritualmente de todos. Rezemos para que o Senhor, por intercessão de São José, Padroeiro Universal da Igreja, nos livre desta pandemia, restaurando a paz e a serenidade entre todos.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana no dia 18 de março de 2020.

 

Dom Vicente Costa
Bispo Diocesano

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

CÚRIA DIOCESANA
DE JUNDIAÍ

Rolar para cima