28 de março de 2024

Jundiaí /SP

No combate a pandemia do coronavírus, Missas estão suspensas na Diocese de Jundiaí

DECRETO

Suspensão de Cerimônias Religiosas na Diocese de Jundiaí

 

Aos que esse nosso Decreto virem, saudação, paz e bênção no Senhor

Queridos Padres, Diáconos e Povo de Deus presente na Diocese de Jundiaí,

Acabamos de receber um Ofício (DVS nº 008/2020) da Prefeitura Municipal de Jundiaí – Departamento de Vigilância em Saúde (cf. em anexo) “recomendando a todas as igrejas e demais centros religiosos, que suspendam seus cultos com a presença de público por período indeterminado”.

Levando em conta os recentes apelos das autoridades públicas e sanitárias do país, e colocando-nos na postura de defensores e preservadores da vida humana como um dom de Deus, determino a SUSPENSÃO DAS MISSAS E CELEBRAÇÕES COM A PRESENÇA DE FIÉIS EM TODA A DIOCESE DE JUNDIAÍ, por tempo indeterminado.

Assim,

  1. Os Padres celebrem a Santa Missa todos os dias, privadamente, em favor do Povo de Deus;
  2. Os Párocos/Administradores Paroquiais saibam ser próximos aos fiéis, com criatividade pastoral e zelo apostólico, utilizando-se das redes sociais e outros meios de comunicação, para que ninguém se sinta distante da Igreja;
  3. Os Párocos/Administradores Paroquiais estimulem os fiéis a acolherem as recomendações das autoridades públicas para que ninguém saia de suas casas e acompanhem as Missas pelos meios de comunicação, sendo dispensados do preceito dominical (cf. CDC, Cân, 1247);
  4. Quanto às celebrações dos Sacramentos do Batismo e do Matrimônio já agendados, procurem, na medida do possível, criar meios para conversar pessoalmente com as pessoas envolvidas, e incentivando-as, se for possível, adiar as celebrações. Em extrema necessidade, e não sendo possível o adiamento, realizem a celebração com o menor número possível de pessoas, observando rigorosamente todas as recomendações preventivas.

Como Bispo Diocesano, faço-me próximo espiritualmente de todos. Rezemos para que o Senhor, por intercessão de São José, Padroeiro Universal da Igreja, nos livre desta pandemia, restaurando a paz e a serenidade entre todos.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana no dia 18 de março de 2020.

 

Dom Vicente Costa
Bispo Diocesano

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima