15 de abril de 2024

Jundiaí /SP

Neste dia 27, a Paróquia São Benedito completa 58 anos 

São 58 anos de bênçãos, que serão comemorados com Missa festiva, hoje, às 19h, sob a presidência do Pároco, Padre Carlos Aparecido Marchezani.

 

A Paróquia São Benedito, localizada em Salto, foi instalada solenemente no dia 27 de fevereiro de 1966, em missa presidida por Dom Antonio Maria Alves de Siqueira, então Bispo Auxiliar de São Paulo, radicado em Jundiaí. Seu primeiro pároco foi o Cônego Gastão Oliboni, da Ordem dos Praemonstatenses.

Desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, a paróquia logo se destacou não apenas na cidade de Salto, mas também na região e na Diocese. A Igreja matriz, situada nos altos da Vila Nova, faz parte da história religiosa da cidade pelos seus muitos e abnegados colaboradores, em especial da raça negra.

Histórico

O terreno onde foi construída a Igreja foi doado pelo casal Manoel José Ferreira de Carvalho e Julieta Duarte de Carvalho, em 24 de fevereiro de 1924. Em 19 de dezembro de 1948, Dom Antônio Maria Alves de Siqueira, então Bispo Auxiliar de São Paulo, benzeu e lançou a pedra fundamental da Igreja matriz São Benedito.

Foi criada a Comissão de Construção através da Irmandade de São Benedito e de voluntários, sob a coordenação do padre Luiz Gonzaga de Mello Camargo, então Vigário Coadjutor da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat.

Paróquia São Benedito hoje

A Paróquia São Benedito conta com 6 comunidades: Matriz, na Vila Nova; São José Operário, no Jardim Maria José; Santa Teresinha, no Jardim Santa Teresinha; Santa Ana e São Joaquim, na Vila Progresso; Divino Espírito Santo, no Parque Bela Vista; Santo Inácio de Loyola, no Jardim Santo Inácio.

* O pároco é o Padre Carlos Aparecido Marchesani e são Diáconos Permanentes Edison da Silva Palagi e José Carlos Pascoal.

* A Secretaria Paroquial fica no Largo São Benedito, 62, no Centro de Pastoral São Benedito. Conta com um amplo espaço de eventos, o Espaço Festivo São Benedito.

* Os serviços pastorais são exercidos pelas seguintes pastorais: Liturgia, Equipes de Celebração, Canto Litúrgico, Acolhida, Ministros extraordinários da Comunhão e da Palavra, Ostiárias e Ostiários, Coroinhas, Acólitos; Comunicação Social, Saúde, Afro-brasileira, Fé, Política e Cidadania, Menor, Criança, Mãe Peregrina, Koinonia e Solidariedade, Matrimonio, Campanha da Fraternidade, Grupo de Jovens “Loucos por Jesus”.

* São catequeses: Batismo, Primeira Eucaristia, Crisma, Pós-crisma, Adultos, Legitimação Conjugal.

* Movimentos e Associações: Caminho Neocatecumenal, Renovação Carismática Católica, Mães que Oram pelos Filhos, Conferências Vicentinas.

 

Colaboração: Diácono José Carlos Pascoal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima