No sábado, dia 30 de outubro, Dom Vicente Costa, Padres Leandro Megeto, Jorge Demarchi, Adriano Ferreira Rodrigues (diretamente de Pemba), Pe. Salathiel Westphalen de Souza, missionário da Diocese de Jundiaí em Roraima, e o secretário de Pastoral, Emerson Coletti, representaram a Diocese de Jundiaí, 42ª Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), em Itaici.
Representantes das arquidioceses, dioceses, pastorais, movimentos e organismos do Estado de São Paulo também marcaram presença, no encontro que aconteceu na modalidade on-line.
Assembleia
A Sinodalidade em meio à realidade social e eclesial foi o tema central do encontro e tema de reflexão dos participantes. O Bispo Diocesano de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, discorreu sobre o tripé unidade, testemunho e missionariedade. “Só existe uma Igreja sinodal onde há comunhão e participação, base sólida da missão”, realçou.
Outro assunto, foi a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e caribenho, apresentado por Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo Metropolitano de Brasília.
O centenário de nascimento do Cardeal Paulo Evaristo Arns, falecido em 2016, também foi lembrado. Após um vídeo comemorativo, sobre as diversas atividades que recordam a vida do 5ª Arcebispo de São Paulo, aos participantes, Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, afirmou que várias iniciativas foram pensadas para celebrar o centenário “para que se mantenha viva a memória daqueles que conheceram o Cardeal da Esperança e para que a nova geração, que não teve contato com ele, possa conhece-lo” e completou “Dom Paulo representou uma palavra forte de esperança num período bastante tenebroso da história de nosso país”.
O Projeto Missionário também foi assunto da pauta. Dom Antônio Juliasse Ferreira Sandramo, Administrador Apostólico da Diocese de Pemba falou aos participantes da Assembleia. “No compromisso missionário está a entrega total de estar ao lado do povo sofrido! Agradecemos a colaboração do Regional Sul 1 em nosso território diocesano. Diante da falta de segurança, seja social e econômica, temos em Deus a única certeza”. E o Pe. Adriano Rodrigues (presbítero da nossa Diocese) recordou e agradeceu o auxílio financeiro e humanitário prestado pelo Regional Sul 1 à diocese africana. Ele deu testemunho da atividade pastoral e explicou que ele e os demais missionários “vivem distantes uns dos outros e as dificuldades são muitas” e pediu à Igreja em São Paulo que envie mais pessoas para a atividade missionária além fronteiras. Por sua vez, o Padre Salathiel partilhou sua experiência missionária na Diocese de Roraima, que acontece desde janeiro de 2020.
Desde 2016, o Regional Sul 1 da CNBB ajuda com recursos humanos e materiais a Diocese de Pemba, Moçambique, África.
O território da Diocese africana abrange uma área de cerca de 82.625 km² com uma população de cerca 2 milhões de habitantes, dos quais 30% são católicos. A falta de padres e de recursos básicos, diante do cenário político conflituoso, compreendem os maiores desafios enfrentados pelos habitantes locais e pelos paulistas que lá colaboram com a atividade missionária.
A 42ª edição da AIP “foi a expressão da comunhão, participação e missão da Igreja no Estado de São Paulo”, ressaltou Dom Luiz Carlos Dias, Secretário do Regional Sul 1 da CNBB.
Com informações do Regional Sul 1 da CNBB.