24 de outubro de 2020

Jundiaí /SP

Movimento de Emaús celebra 30 anos na Diocese

O Movimento de Emaús completou 30 anos de presença na Diocese de Jundiaí. A comemoração aconteceu no dia 14 de março, com a Missa Solene presidida por Dom Vicente Costa, na Catedral Nossa Senhora do Desterro.

Concelebraram Padre Rafael Silva, diretor espiritual do Emaús, e Padre André Monteiro, que por três anos acompanhou o movimento. Após a celebração, os membros e seus familiares participaram de uma confraternização.

Emaús é um movimento de Comunidades Missionárias que nasceu no Brasil há 50 anos. A finalidade é realizar cursos com jovens, onde, durante um final de semana eles são convidados a refletir sobre o valor da vida e da Igreja. Este encontro permite também uma experiência de vivência em comunidade à luz da palavra de Deus, que primeiro, escuta o anúncio do Querigma (a Boa Notícia do Evangelho) e depois, a catequese fundamentada na doutrina e na teologia dos Sacramentos. O objetivo, no final, é formar e desenvolver jovens para que se tornem líderes comunitários e possam atuar dentro das paróquias de origem.

O Emaús, porém, não se estagna em cursos apenas, mas forma uma grande comunidade que uma vez por mês reaviva a fé nos Grupos de Vivência, aprimoram os conhecimentos nas Escolas Missionárias e participam das Missas Mensais, além de se reunir para vários momentos comemorativos e celebrativos como as Maranatas de Maria, São João e de Natal, Almoço Mineiro, Pizzada e a tradicional Feijoada.

O movimento recebe jovens de todas as paróquias e está presente em todas as cidades que pertencem à Diocese de Jundiaí. As comunidades são formadas por jovens solteiros de 18 a 29 anos.

Contato
Para conhecer mais sobre o movimento e tirar dúvidas, entre em contato  pelo e-mail: [email protected]

Um pouco de história

O Movimento Emaús foi fundado e instalado solenemente em 2 de junho de 1968, em São Paulo, pelo então Arcebispo Dom Agnelo Rossi. Tem como inspiração e dinâmica espiritual o Evangelho de São Lucas, nos capítulos que narram a aparição de Cristo aos discípulos de Emaús.

É um movimento e organização de caráter nacional a serviço das Igrejas particulares para evangelizar a juventude, como um dos instrumentos da Pastoral Diocesana na Evangelização, posto nas mãos do Bispo.

Tem por objetivo evangelizar os grupos de jovens realizando os cursos de final de semana que permitem a experiência de Deus e da vida em comunidade para que possam voltar às comunidades de origem, onde através da Pastoral Diocesana darão testemunho, executarão serviços cristãos e crescerão espiritual e apostolicamente a fé.

As equipes dos Cursos de Emaús são montadas com adultos, pais amadurecidos na experiência educacional dos próprios filhos, e com jovens formados na fé e na oração dispostos a darem uma vibrante resposta a real e concreta possibilidade de convivência, confiante, respeitosa e amiga entre pais e filhos, ou seja, recuperando a Igreja Doméstica e o valor da família cristã.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima