A formação buscou sensibilizar e conscientizar os trabalhadores
sobre a cultura de segurança e responsabilidade com a segurança de todos.
Na última segunda-feira, dia 31 de março, cerca de 90 pessoas, entre colaboradores da Mitra Diocesana e membros dos conselhos paroquiais, participaram de uma capacitação para promover a conscientização sobre segurança no trabalho.
A iniciativa, além de cumprir uma exigência legal que busca a promoção de benefícios para o trabalhador como maior segurança no ambiente de trabalho, redução de riscos de acidentes e doenças ocupacionais, entre outros, reflete o compromisso da Mitra Diocesana com o desenvolvimento profissional, a proteção à saúde dos colaboradores, o fortalecimento das práticas de segurança, com vistas à criação de ambientes de trabalho mais seguros e produtivos.
A formação, que teve duração de 08 horas, contou com palestra do Técnico em Segurança do trabalho, Luiz Carlos de Lara, da empresa Preventiva Medicina e Segurança do Trabalho, e aconteceu no Anfiteatro Pio XII nas dependências da Cúria Diocesana. Os participantes receberão certificados de participação.
A Norma Regulamentadora (NR 05) trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a partir da formação de um grupo de representantes, tanto dos empregadores quanto dos empregados, que tem a missão de identificar riscos no ambiente de trabalho e propor as devidas melhorias. NR 05 estabelece diretrizes para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que são ferramentas destinadas a proteger o trabalho contra riscos que possam ameaçar sua saúde e segurança.
As normas regulamentadoras são diretrizes de segurança e saúde no trabalho, que definem procedimentos técnicos para diferentes atividades e setores, buscando a proteção dos trabalhadores contra riscos ocupacionais, acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao ambiente laboral.







