Missionários Scalabrinianos em Festa!

Pelos votos religiosos muitos fiéis são chamados por Deus, consagrando-se ao seu serviço e ao bem da humanidade, e se esforçam por seguir mais de perto a Jesus Cristo, observando os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, na vivencia da comunidade.

Com a certeza de que o Espírito Santo nos impulsiona na construção do Reino de Deus, celebramos no dia 29 de abril o SIM definitivo dos irmãos Adriano Pires, Martinus Deporasi e Rigoberto Mejia que, por meio da consagração perpétua, decidiram responder ao chamado de Deus nas pegadas do Bem-aventurado Scalabrini para o serviço da mobilidade humana.

Adriano Pires nasceu na cidade de Jundiaí (SP). É filho de Oracir Pires e Odila Braga Pires. Ingressou na Congregação dos Missionários de São Carlos Scalabrinianos em 2006 na cidade de Campo Largo (PR), onde cursou o ensino médio. Em 2008 realizou o ano propedêutico em Jundiaí-SP. Em 2009 iniciou os estudos de filosofia na Cidade de Curitiba (PR). Em 2012 realizou a etapa do postulado, e no mesmo ano iniciou a etapa do noviciado, ambas em Porto Alegre (RS). Professou os primeiros votos em 2013 e foi destinado para seus estudos teológicos no Seminário Internacional João XXIII, na cidade de São Paulo. Em 2016 fez o ano de experiência pastoral na Casa Del Migrante em La Paz – Bolívia.

Martinus Deporasi Nato nasceu na Ilha das Flores, Indonésia. É o filho de Agustinus Jemadu e Sisilia Kemimu. Ingressou na Congregação em 2006, em Ruteng onde cursou o ano propedêutico. Em 2007-2011: fez os estudos de filosofia em Maumere. Em 2011 até 2013, fez o postulantado e noviciado em Cebu, Filipinas. Professou os primeiros votos em 2013 e foi destinado para os estudos teológicos no Seminário Internacional João XXIII, São Paulo. Em 2016, fez o ano de experiência pastoral na Missão Scalabriniana com os Marinheiros no Apostolado do Mar-Stella Maris, Santos.

Rigoberto Olivares Mejia nasceu na cidade do México. É filho de Yenalid Angela Mejia e Leonardo Olivares. Ingressou na Congregação em 2009 na cidade de Los Angeles – Califórnia, onde cursou o ano de propedêutico. Em 2010 iniciou os estudos de filosofia na Cidade do México. Em 2012 realizou a etapa do postulado na cidade de Tijuana – México, e no mesmo ano iniciou a etapa do noviciado em Guadalajara – México. Professou os primeiros votos em 2013 e começou seus estudos teológicos no Seminário Internacional João XXIII, na cidade de São Paulo. Em 2016 fez o ano de experiência pastoral na Missão Scalabriniana de São Paulo – Brasil. Os 3 Missionários continuam seus estudos teológicos em São Paulo, se preparando para o Diaconato e posteriormente a Ordenação Sacerdotal.

A realidade da mobilidade humana suscita em nossos jovens o seguimento a Jesus, sendo Migrante com os Migrantes. Em preparação a celebração dos votos, tivemos o Encontro Internacional com os formandos e formadores em São Paulo, com aproximadamente 90 missionários, refletindo e realizando a experiência missionária de estar com a comunidade de Migrantes: Paraguaios, Bolivianos, Peruanos e Venezuelanos.

Foi uma experiência fraterna, alegre, de entrosamento, partilha oração, escuta e aprofundamento de nosso carisma, espiritualidade e desafio da realidade migratória no Brasil. Foi um momento especial para a Congregação, pois culminou com a celebração dos votos dos três missionários, onde um destes é filho de Jundiaí, uma vocação despertada, cultivada e acompanhada pela Comunidade Paroquial Sagrado Coração de Jesus, Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica coordenado pela Irmã Teresinha Cintra, MSCS, e fortalecido pelas orações das Irmãs Scalabrinianas do Instituto de São Carlos – Jundiaí.

Jovem, você conhece os Missionários (as) Scalabrinianos?  Acesse nosso site: http://www.scalabrini.org/site/pt/

Equipe Vocacional Scalabriniana de Jundiaí

Seminarista Caíque Machado

Seminarista Fabinéio Feitosa

Irmã Alvarina Rezende, MSCS

Fotos: Tamires Neves

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *