28 de março de 2024

Jundiaí /SP

Missionários da Missão Amazônia se reúnem online

Objetivo da Reunião foi estreitar laços,
ouvir os missionários e apresentar o novo secretário executivo do Regional

Foi realizada na manhã de quinta-feira, 30 de setembro, no formato online, uma reunião de trabalho com representantes da Missão Amazônia mantida pelo Projeto de colaboração missionária entre os Regionais Sul I (Estado de São Paulo) e Norte I (que abrange o norte do Amazonas e o estado de Roraima), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O intuito da reunião foi estreitar os laços com os missionários, conhecer a realidade dos missionários e apresentar o novo secretário executivo, Padre Thiago Faccini Paro. Participaram da reunião os padres: Salathiel Westphalen de Souza; Edmilson de Abreu Silva, ambos da Diocese de Jundiaí (SP), em Missão em Roraima (RR); Lucio André Pereira, do clero da Diocese de Registro, na Diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM).

Padre Salathiel que exerce seu ministério como padre em São João da Baliza (RR), ajuda a diocese naquilo que é preciso, levando o atendimento às comunidades, as visitas, as celebrações.  Padre Lucio que está há pouco mais de 8 meses na missão disse que aos poucos está conhecendo a região onde trabalha em São Gabriel (AM). Padre Edmilson que cuida de duas comunidades Santo Isidoro e Nossa Senhora Guadalupe e mais sete comunidades rurais compartilhou um pouco da sua realidade e disse que está retomando as catequeses e que por conta da Covid-19 está sendo muito difícil e aos poucos estamos retomando o atendimento às comunidades e as famílias, disse o sacerdote que exerce seu sacerdócio em Caroebe, (RR).

Foi um momento rico de partilha sobre andamento dos avanços e desafios das diversas comunidades atendidas pelos missionários. Padre Thiago reforçou a importância desse diálogo e se colocou à disposição para ajudar e colaborar com os missionários, em alguma demanda pastoral e atividade mais específica. A ideia é que o Regional possa ser um prolongamento da missão. A expectativa é de ter uma integração maior entre Regional e os missionários.

O Padre Lucio avaliou bem a reunião. “A reunião foi espetacular. Senti-me acompanhado. Foi muito bom partilhar e receber a partilha da experiência dos missionários em outras localidades. Sentir as alegrias e as dificuldades dos outros torna a nossa missão muito mais autêntica. Do fundo do meu coração, obrigado!”.

Na conclusão, os missionários foram convidados a participarem da Assembleia das Igrejas do Regional, em outubro próximo. Ficou acertado que a cada três meses, os missionários se reúnam com o padre Thiago, para partilha dos trabalhos e convivência.

Desde o ano de 1994, o Regional Sul 1 da CNBB mantém uma Missão na região. Nesse período já foram enviados vários missionários e atualmente o Regional está presente em Manaus, Roraima, Alto Solimões, São Gabriel da Cachoeira e Tefé.

 

Fonte: cnbbsul1.org

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Rolar para cima