Prot.: 706
Liv.: 25
Pág.: 121
COMUNICADO 018/2025.
Aos membros do Clero e todo Povo de Deus presente na Igreja Particular de
Jundiaí
Saudação, Paz e Benção no Senhor!
A Diocese de Jundiaí comunica com profunda alegria que o Papa Leão XIV reconheceu oficialmente as virtudes heroicas da Serva de Deus Maria de Lourdes Guarda.Com este ato solene, ela passa a ser designada com o título de Venerável.
Tal reconhecimento significa que a Igreja atesta que Maria de Lourdes Guarda viveu as virtudes teologais (fé, esperança e caridade) e cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança) em um grau heróico, servindo como um modelo de vida cristã para todos os fiéis.
O processo de beatificação agora avança para a fase de reconhecimento de um milagre ocorrido por sua intercessão, requisito necessário para que a Venerável Maria de Lourdes Guarda possa ser elevada à glória dos altares como Beata.
A notícia, recebida na manhã desta sexta-feira, chega de modo particularmente significativo: na véspera de seu aniversário de nascimento, celebrado em 22 de novembro.
O decreto foi promulgado pelo Dicastério para as Causas dos Santos, na Santa Sé, e traz a assinatura de seu Prefeito, Cardeal Marcello Semeraro, confirmando o título de Venerável concedido à Serva de Deus.
Nascida em 22 de novembro de 1926, na cidade de Salto (SP), Maria de Lourdes Guarda distinguiu-se por uma vida de oração profunda, humildade, caridade e serviço aos pobres e, de forma especial, aos enfermos como ela. Sua fé
simples e sólida inspirou muitos que conviveram com ela. Faleceu em 5 de maio de 1996 e está sepultada na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Monte Serrat, em Salto, onde fiéis continuam a visitar seu túmulo e a pedir sua intercessão.
O reconhecimento de suas virtudes heroicas é um dom para toda a Igreja e, de modo especial, para nossa Diocese, que se alegra ao ver uma filha de sua terra avançar no caminho rumo aos altares.
Convidamos todo o povo de Deus a elevar preces de ação de graças e a pedir, por sua intercessão, as graças necessárias para o prosseguimento de sua causa.
Dom Arnadlo Carvalheiro Neto
Bispo Diocesano