Jundiaí recebe juventude scalabriniana para missão com imigrantes do Haiti

Nos dias 22 e 23 de Setembro foi realizado mais um “Encontrão da Juves em Missão” – Juventude Scalabriniana. Este ano, o local escolhido para sediar o encontro foi a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairro da Colônia, em Jundiaí.

 Participaram do Encontro mais de 100 jovens das cidades de São Bernardo do Campo (Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem), Guarujá (Paróquia Nossa Senhora das Graças), São Paulo (Paróquia Nossa Senhora da Paz), Santa Bárbara do Oeste (Nossa Senhora Aparecida), Ribeirão Pires (Paróquia São José), Jundiaí (Paróquia Sagrado Coração de Jesus), além dos seminaristas do Seminário João XXIII.

No primeiro dia, os jovens mantiveram contato com os imigrantes do Haiti, atendidos pela Pastoral do Migrante da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A língua não foi uma barreira, pois os jovens usaram os aplicativos de tradução para interagir com os haitianos e conhecer mais sobre sua cultura e história. Dom Vicente Costa, Bispo da Diocese de Jundiaí, fez uma breve visita, falou com os jovens e também conheceu de perto o trabalho realizado com os imigrantes haitianos.

 Após o almoço, os jovens participarame da entrega de 120 cestas básicas para as famílias haitianas, atividade que já vem sendo praticada há mais de um ano pela Pastoral. Na sequência, se dividiram em grupos para visitar as casas dessas famílias e entender a situação atual em que vivem.

 Uma missa especial foi celebrada pelo pároco local, Padre José Carlos Pedrini, e concelebrada pelo Padre Irmani Paulo Borsato, com a participação dos jovens e das famílias que acolheram os missionários em suas casas durante o Encontro. Após a celebração, no salão paroquial, houve a “Noite Cultural”, atividade tradicional da “Juves em Missão”, momento de confraternização onde cada cidade apresenta um pouco da cultura de um país, através da dança ou arte.

Na manhã do domingo, os jovens, mais uma vez, saíram em missão. Desta vez, as visitas foram realizadas nos bairros próximos à Paróquia, com o objetivo de compartilhar a experiência vivida com haitianos e assim conscientizar a comunidade sobre os irmãos imigrantes.

O encerramento aconteceu logo após a missa, com muita emoção, música, dança e reflexões da palavra de Deus, reforçando o carisma da juventude scalabriniana.

 

Colaboração: Pascom da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *