20 de maio de 2024

Jundiaí /SP

Pesquisar

Jornada pela Vida: “corações ardentes, pés a caminho”

Em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil, a Região Pastoral 9 sediou a Jornada pela Vida da Diocese de Jundiaí, no último domingo, dia 22 de outubro, em Santana de Parnaíba.

Arte produzida pelo artista Sérgio Ricciuto Conte.

O Serviço de Animação Vocacional e a Pastoral Vocacional, juntamente com Setor Juventude da Diocese de Jundiaí estiveram à frente da organização e acolhida da Jornada pela Vida.

A missa com o Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, marcou o início da Jornada pela Vida. Na celebração eucarística foi utilizada, pela primeira vez, a 3ª Edição do Missal Romano.

Da homilia proferida por Dom Arnaldo, destacam-se três pontos: o primeiro é que o dia 22 de outubro marca a celebração do Dia Mundial das Missões, um convite a ser Igreja em saída sinodal; o segundo é a própria 3ª edição do Ano Vocacional no Brasil, para fomentar o chamado de Deus a uma vida plena e feliz, realizada no serviço aos irmãos e às irmãs, e de modo especial nas vocações específicas; o terceiro é a mensagem do Evangelho da liturgia do dia – 29ª Domingo do Tempo Comum – que apela para o discernimento entre os sinais de antirreino e os sinais de doação e confiança plena em Deus.

Concelebraram os Pes. Pe. Luís Ricardo da Silva Gracio, Raimundo César Freitas Paiva, Marcelo Alessandro de Lima, Jonatas Rodrigues da Silva, Erickson Ramos da Silva, Paulo Eduardo Ferreira de Souza, Rodolfo de Brito Cavallaro.

A programação da Jornada pela Vida também contemplou uma “Marcha pela vida e vocação”. Em vista disso, logo após missa, as pessoas presentes receberam um kit com água e frutas e foram convidadas para um breve momento de alongamento conduzido pelo professor de Educação física Dennis, da comunidade local.

Na sequência, os participantes seguiram em caminhada por cerca de 2,5km rumo a Arena de Esportes José Guimarães. Durante a marcha foi possível ouvir as manifestações pró-vida, com destaque ao refrão: “vida sim, aborto não!”. O ministério de música Reaviva animou os fiéis com cânticos e orações, durante a marcha.

A “Marcha pela vida e vocação” terminou com o rito de adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido da bênção, conduzida por Dom Arnaldo. E apresentação do ministério do Instituto de Música Católica (IMC) da Paróquia São Pedro – grupo que se dedica a ministrar aulas instrumentais e de canto, com show católico.

Feira Pastoral e Vocacional e Formação

Nas dependências da Arena de Esportes José Guimarães foi organizada a Feira Pastoral e Vocacional, de maneira que os participantes da Jornada pela Vida tiveram a oportunidade de visitar mais de 20 estandes que apresentavam diferentes carismas de congregações religiosas femininas e masculinas, presentes na Diocese. O Seminário Diocesano e representantes de Novas Comunidades também marcaram presença. Um estande promoveu a conscientização sobre Hepatite Zero, expressando o cuidado com a vida.
A Jornada pela Vida também ofereceu momentos de formação, começando com a leitura orante da passagem dos “Discípulos de Emaús” (Lc 24,13-35). Na sequência, uma formação foi direcionada especialmente às crianças e aos adolescentes e jovens presentes.
Pe. Erickson Ramos da Silva falou sobre o conjunto de ritos presentes na missa e destacou também temas importantes sobre a 3ª edição do Missal Romano, que entrará em vigor em todo o Brasil, a partir do Primeiro Domingo do Advento, em 3 de dezembro de 2023.  O casal Olga e Valdir, da Comissão em defesa da Vida (CODEVIDA), falou sobre o papel da família na Igreja e na sociedade.

 

Agradecimento

A organização da Jornada pela Vida: “corações ardentes e pés a caminho” louva e agradece a Deus pelos esforços de cada pessoa que colaborou na condução da Jornada. E de modo especial agradece às pessoas que participaram do evento, testemunhando a fé em Jesus Cristo e o compromisso de cuidado com a vida.

A Região Pastoral 9 é formada pelas paróquias: Paróquia Nossa Senhora da Alegria, Paróquia São Paulo Apóstolo e Paróquia São Sebastião, localizadas em Cajamar; Paróquia Nossa Senhora do Rosário e Paróquia São Pedro, ambas localizadas em Santana de Parnaíba.

Colaboração: Pe. Erickson Ramos da Silva
Fotos:  Pascon`s Paroquiais, Ivan Marques, Leila Maria, Rosalina Santos, Sônia Rabelo e Cecília Barros

Rolar para cima
Rolar para cima