/
Jornada Mundial dos Pobres: uma convocação ao amor e à solidariedade

Jornada Mundial dos Pobres: uma convocação ao amor e à solidariedade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em consonância com seu compromisso de acolhimento e escuta, convida a comunidade a unir-se em solidariedade às pessoas em situação de pobreza durante a VIII Jornada Mundial dos Pobres (JMP), realizada este ano entre os dias 10 e 17 de novembro.

Nesta oitava edição da Jornada dos Pobres, o tema “Ouve o meu clamor” e o lema “A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Sir 21, 5) nos convidam a seguir o chamado do Papa Francisco: abrir nossos corações à oração e à solidariedade com os mais necessitados.

 

DIA MUNDIAL DOS POBRES

Instituído pelo Papa Francisco em 2016, ao final do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Dia Mundial dos Pobres é celebrado anualmente no 33º Domingo do Tempo Comum. Buscando conscientizar a comunidade sobre a realidade da pobreza e convidar todos a ações concretas de solidariedade e compaixão com os mais vulneráveis, a iniciativa surgiu como um chamado à Igreja e à sociedade para reconhecerem a presença de Cristo nos pobres e excluídos, e para responderem a essa realidade com amor e serviço.

No Brasil, a Igreja adotou a Jornada Mundial dos Pobres, e não apenas o Dia Mundial dos Pobres, para ir além de uma celebração pontual e promover um período amplo de reflexão, conscientização e ações concretas em prol das pessoas empobrecidas. A ação, que se estende por uma semana, permite que as comunidades e paróquias se envolvam em diversas atividades com as pessoas em situação de pobreza.

 

Compartilhar:

Outras noticias