A Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria celebra o mistério da pureza e da graça que envolvem a Mãe de Deus desde o primeiro instante de sua existência. Preservada do pecado original por singular privilégio divino, Maria foi escolhida desde toda a eternidade para ser a Mãe do Salvador, tornando-se, assim, o primeiro sinal da vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Em sua Imaculada Conceição, resplandece a plenitude da graça e o amor misericordioso de Deus pela humanidade. Contemplando Maria, a Igreja reconhece o modelo da santidade à qual todos são chamados e renova sua confiança na intercessão daquela que, sem mancha e cheia de graça, nos conduz a seu Filho Jesus.
Em nossa Diocese, está instalada uma paróquia dedicada à Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí, no bairro da Vila Arens.
ORAÇÃO:
“Bendita seja a Santa Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, mãe de Deus. Amém.
Santa Maria, Virgem Mãe de Deus, que foste concebida sem pecado, eu vos escolho hoje e sempre para Senhora e Dona desta casa. Eu vos peço pela vossa Imaculada Conceição, preservá-la de todas as epidemias, as doenças contagiosas, de incêndio, de raios e ladrões, assim como de qualquer morte súbita ou imprevista. Abençoai e protegei, ó Virgem Santa e Imaculada, todas as pessoas que nela residem ou a frequentam, obtendo-lhe a graça de evitar todo o pecado, de fazer constantes progressos nas virtudes da humildade, obediência, mortificação, caridade, pureza e, sobretudo, no amor do Vosso Divino Filho, obtendo-lhes a paz e confiança em Deus, a perseverança final e uma Santa morte. Amém.”