/
Grito dos Excluídos 2024 na Diocese de Jundiaí

Grito dos Excluídos 2024 na Diocese de Jundiaí

Na tarde deste dia 7 de setembro, na Comunidade São João Paulo II, da Quase-Paróquia São Vicente de Paulo, em Itupeva, aconteceu a celebração e manifestação da 30ª edição do Grito dos Excluídos (as) Nacional e 14ª edição do Grito Diocesano.

Com o tema “Vida em primeiro lugar’ e o lema “Todas as formas de vida importam… Mas quem se importa?”, a celebração eucarística foi presidida pelo Pe. Norberto Savieto, vigário da Forania São Paulo Apóstolo, que contou com o auxílio do diácono Ademir Blanco Ortegosa.

Participaram coordenadores diocesanos de pastorais, do Fórum das Pastorais, lideranças e dos cristãos leigos (as).

Pe. Norberto exortou os presentes para que, por meio da Palavra de Deus, deixassem tocar os seus corações, buscando fortalecer a fé e a coragem para buscar igualdade, justiça social e dignidade. A partir das leituras da celebração, do tema e lema do Grito 2024, o presbítero citou os extremos climáticos, a desigualdade social, com pessoas passando fome, em situação de rua, migrantes sem teto, pessoas excluídas e que sofrem preconceitos, e de tantas outras situações que afetam milhares de pessoas por todo o Brasil.

No final, aconteceu o “Grito” das pessoas presentes, onde foram manifestados o descaso com a não aplicação de políticas públicas, o desgaste e sucateamento do Serviço Único de Saúde (SUS), as queimadas que assolam a região, os graves crimes ambientais, violência e abusos contra vulneráveis e idosos, campanhas políticas na internet e redes sociais afastando os candidatos do contato com os eleitores, uso abusivo de agrotóxicos na produção de alimentos, alimentos ultra processados e com muitos aditivos químicos, enfim, tantos outros que agem de modo negativo na vida das pessoas.

Colaboração: Reinaldo Oliveira
Membro da Pastoral Fé e Política da Diocese de Jundiaí

Compartilhar:

Outras noticias