Festa dos avós de Jesus: São Joaquim e Santa Ana

“Felizes são os vossos olhos, porque vêem, e vossos ouvidos, porque ouvem! Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que estais vendo, e não viram; desejaram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram”. ( Mt 12, 16-17).

A encarnação de jesus foi verdadeira, ele se tornou humano como todos nós, tinha uma família e avós. Hoje 26 de julho, celebramos a Festa de São Joaquim e Santa Ana., pais de Nossa Senhora, dos avós de Jesus. E eles se explica o trecho do Evangelho de São Mateus, que abre essa matéria).

Joaquim e Ana viram sua filha ser escolhida para a missão de Mãe de Deus aqui na terra e viram o fruto bendito do seu ventre, Jesus, o Salvador. Profetas e justos desejaram ver o que eles viram e ouvir o que eles ouviram.

Santa Ana, cujo nome em hebraico “Hanna” significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão. De acordo com a história antiga chamada o “Evangelho de Tiago”, um livro escrito provavelmente no primeiro Século e que não faz parte dos Evangelhos Canônicos, ou seja, aqueles reconhecidos pela Igreja como oficiai, a Mãe de Maria, nasceu em Belém, onde, anos mais tarde, Jesus nasceu. Era filha de Natã, sacerdote belemita, e de Maria, e foi a mais jovem de três irmãs bíblicas. Suas outras irmãs mais velhas seriam Maria de Cleofas, mãe de Salomé, e Sobé, mãe de Santa Isabel, que geraria São João Batista. Casou-se com Joaquim de Nazaré, na Galiléia e por muitos anos permaneceu estéril, só dando a luz a Maria em idade avançada. Teria morrido pouco depois de apresentar Maria no Templo, consagrando-a a Deus, quando a filha contava apenas três anos de idade.

São Joaquim

 São Joaquim pertencia à família real de Davi, era um pastor que possuía um grande rebanho de ovelhas. Conta-se que Joaquim foi censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos, quando Sant’Ana já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência, e ali um anjo lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois, Santa Ana ficou grávida de Maria.

Ana e Joaquim residiam em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesaida, onde hoje se ergue a Basílica de Santana.

Paróquia, Seminário e Comunidades em honra de São Joaquim e Santa Ana

A Diocese de Jundiaí conta com uma Paróquia dedicada a Santa Ana, que está localizada em Santana de Parnaíba. Um Seminário, que pertence a Congregação dos Missionários de São Carlos localizado na cidade de Jundiaí. Três Comunidades dedicadas a Santa Ana e São Joaquim; uma em Cabreúva, na Paróquia Jesus de Nazaré; outra em Jundiaí, pertencente a Paróquia Santo Antônio ( Bairro do Anhangabaú); e a última, na cidade de Salto, pertencente à Paróquia São Benedito. Para além dessas comunidades, existem outras quatro dedicadas à avó de Jesus – Santa Ana. Na Paróquia São João Bosco, em Jundiaí; nas Paróquias São Camilo de Lellis e São João Batista, ambas na cidade de Itu, e em Campo Limpo Paulista, pertencente à Paróquia Santo Antonio.

Missa para os avós

Para celebrar São Joaquim e Santa Ana, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da Diocese de Jundiaí promoverá a Missa dos Avós no dia 29 de julho, às 8h, na Paróquia Santo Antônio, em Várzea Paulista.
Esta Pastoral tem a missão de levar conforto e amor, à luz do Evangelho de Cristo, para os idosos que sofrem pelo isolamento, abandono e solidão. Os agentes, ao todo são 50 na Diocese, fazem visitas mensais nos domicílios e, através deste trabalho contribuem numa rede de apoio na comunidade com as Unidades Básicas de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social e Conselhos de Direitos.
A PPI deseja colaborar na promoção, respeito e dignidade às pessoas idosas. Atualmente está presente nas Paróquias Nossa Senhora de Lourdes, Santo Antonio e São Francisco de Assis, todas em Várzea Paulista, e na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Cajamar.
Para ser um agente é necessário fazer um curso de capacitação. Os interessados devem entrar em contato com a coordenadora diocesana, Alzira Aparecida Martins pelos canais:
Email: alziramartins696@gmail.com
Whatsapp: (11) 99825-8701.

Todos sãop convidados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *